EDUCAÇÃO DO CAMPO: A INCLUSÃO EXCLUDENTE NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.29584Palabras clave:
Educação do Campo, inclusão, Exclusão, Políticas PúblicasResumen
O objetivo deste artigo é identificar os impedimentos da efetivação da educação do e no campo nos assentamentos rurais de Rondônia. Em todos os indicadores sociais e educacionais, as populações do campo estão em desvantagem, sejam eles relativos à matrícula, ao desempenho educacional dos alunos, à formação dos profissionais em educação ou à infraestrutura das escolas. Desta forma, busca-se responder: quais os impedimentos para a efetivação da Educação do e no Campo? A pesquisa foi realizada em caráter bibliográfico, com pesquisa em livros, artigos, dissertações e teses. A fundamentação teórica se norteia por autores renomados como Arroyo, Caldart e Freire. A pesquisa de campo foi empreendida no município de Machadinho D’Oeste, Rondônia, em uma escola polo municipal que atende aos assentamentos rurais Lajes, Tabajara I e Tabajara II. A coleta de dados foi realizada através de observações, de entrevistas e questionário e os resultados apontam para: a formação dos professores que são designados para trabalhar nas escolas do campo não tratando das especificidades dessa realidade; as políticas públicas para a educação do campo, principalmente no interior do país; os currículos são deslocados das necessidades e das questões do campo e dos interesses dos seus sujeitos; a gestão escolar está desprovida de conhecimentos pertinentes à administração e às ações pedagógicas e políticas, capazes de redirecionar o ensino e a aprendizagem mediante a realidade do campo e a matrícula não é sinônimo de permanência e qualidade, constatando que 32% dos alunos ficaram retidos em 2009, 28% em 2010 e 26% em 2011.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-04-25
Cómo citar
FRUTUOSO, Claudinei; PATRÍCIA, Márcia Ângela; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante; MACIEL, Antônio Carlos. EDUCAÇÃO DO CAMPO: A INCLUSÃO EXCLUDENTE NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE RONDÔNIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 2, p. 133–150, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.29584. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/29584. Acesso em: 26 ene. 2026.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Derechos de autor 2014 Claudinei Frutuoso, Márcia Ângela Patrícia, Rosângela de Fátima Cavalcante França, Antônio Carlos Maciel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















