MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: A PROFESSORA GERSY – NOVO HAMBURGO/RS (1940- 1969)
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.19991Palavras-chave:
Memória, Classes Multisseriadas, Prática PedagógicaResumo
O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1940-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de reconstrução da história do ensino rural nesse município do sul do Brasil. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias dessa professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande, enfatizando a presença das “Aulas Públicas” e o processo de construção das Escolas Isoladas, aspecto que a singularizam como docente nessa localidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 José Edimar de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















