UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v2i2.10522Palavras-chave:
gênese, profissão docente, espaço escolar, formação de professoresResumo
Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil, particularmente na segunda metade do século XIX.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-07-2010
Como Citar
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 2, n. 2, p. 56–72, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v2i2.10522. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10522. Acesso em: 2 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 Maria Celi Chaves Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)