CARACTERIZAÇÃO DO JULGAMENTO MORAL NOS MILITARES DA MARINHA DO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO

Autores

  • Gerson Silva de Andrade Graduado em Psicologia pela Universidade Gama Filho, especialização em Pedagogia Empresarial pela Universidade Gama Filho e Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira.
  • Márcia Simão Linhares Barreto Pós-Doutora em Psicologia pela UFRGS, Doutora em Educação pela UFRGS, Professora Titular do Mestrado em Psicologia pela UNIVERSO.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14077

Palavras-chave:

julgamento moral, dilemas, militares, Marinha do Brasil

Resumo

Considerando a importância dos fatores que predominam na formação do indivíduo e que nele perduram durante toda a sua existência e eclodem em situações de interação, o presente estudo teve como objetivo geral verificar o nível de julgamento moral em militares da Marinha do Brasil nos últimos trinta anos. A amostra foi composta de 83 militares da Escola de Guerra Naval (EGN), de postos diferenciados (Oficiais, Suboficiais, Sargentos, Cabos e Marinheiros), com faixa etária entre 22 e 56 anos, de ambos os sexos. Desta forma, ressaltou-se a importância da análise dos dilemas morais no desenvolvimento sócio-cognitivo dos sujeitos. O instrumento utilizado foi a Medida Objetiva de Reflexão Sócio-Moral (SROM), de Gibbs (1984) adaptado para o português e população brasileira por Biaggio (1989). O coeficiente de variação do pós-teste apresentou uma resultante entre postos (Marinheiro = 3,8 + 0,40) e o posto intermediário (Cabo= 3,6 + 0,60) em relação aos demais (Oficiais Superiores = 3,5 + 0,57, Oficiais Subalternos = 3,5 + 0,44, Suboficial = 3,4 + 0,77, Sargentos = 3,6 + 0,40), permitindo constatar mínima diferença significativa. Entretanto, os oficiais não chegaram a atingir o nível pós-convencional, conforme se previa inicialmente.

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Publicado

27-04-2011

Como Citar

ANDRADE, Gerson Silva de; BARRETO, Márcia Simão Linhares. CARACTERIZAÇÃO DO JULGAMENTO MORAL NOS MILITARES DA MARINHA DO BRASIL: UM ESTUDO AVALIATIVO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 176–194, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14077. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14077. Acesso em: 18 abr. 2025.

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