ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14062Palavras-chave:
linguagem escrita, aprendizagem da ortografiaResumo
Faz parte do processo de ensino/aprendizagem da linguagem escrita o domínio da ortografia. Estudos recentes demonstram que a aprendizagem de regras ortográficas é um processo lento e gradual e necessita de um ensino explícito. Este estudo teve como objetivo investigar a competência ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. Participaram 356 estudantes (3ª- 8ª séries) de duas escolas (pública e privada). Para avaliar suas performances em diferentes regras ortográficas elaborou-se um ditado. Os resultados demonstraram o efeito positivo do tempo de instrução na evolução da ortografia. Apesar da discrepância inicial no desempenho dos alunos das duas escolas, essa diferença diminui significativamente nas séries posteriores. Embora houvesse uma evolução na qualidade das escritas ao longo das séries, constatou-se que alguns alunos continuam cometendo erros elementares em séries avançadas. Além de demonstrar a evolução na competência ortográfica, este trabalho indica caminhos para propostas de intervenção escolar em pontos específicos da aprendizagem da ortografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Maura Spada Zanella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)