ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

  • Maura Spada Zanella Professora do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Pirituba/SP e da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14062

Palavras-chave:

linguagem escrita, aprendizagem da ortografia

Resumo

Faz parte do processo de ensino/aprendizagem da linguagem escrita o domínio da ortografia. Estudos recentes demonstram que a aprendizagem de regras ortográficas é um processo lento e gradual e necessita de um ensino explícito.  Este estudo teve como objetivo investigar a competência ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. Participaram 356 estudantes (3ª- 8ª séries) de duas escolas (pública e privada). Para avaliar suas performances em diferentes regras ortográficas elaborou-se um ditado. Os resultados demonstraram o efeito positivo do tempo de instrução na evolução da ortografia. Apesar da discrepância inicial no desempenho dos alunos das duas escolas, essa diferença diminui significativamente nas séries posteriores. Embora houvesse uma evolução na qualidade das escritas ao longo das séries, constatou-se que alguns alunos continuam cometendo erros elementares em séries avançadas. Além de demonstrar a evolução na competência ortográfica, este trabalho indica caminhos para propostas de intervenção escolar em pontos específicos da aprendizagem da ortografia.

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Publicado

27-04-2011

Como Citar

ZANELLA, Maura Spada. ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 109–125, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14062. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14062. Acesso em: 22 abr. 2025.

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