O SURGIMENTO DO NOVO NOS GESTOS DE CRIANÇAS – UM “DIÁLOGO IMPOSSÍVEL” ENTRE BENJAMIN E VIGOTSKI

Autores

  • Bernd Fichtner Universidade de Siegen – Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14057

Palavras-chave:

gesto, infância, comportamento simbólico

Resumo

O texto, base de palestra proferida pelo professor Bernd Fichtner durante o II Seminário de Estudos de Infância e Cultura realizado na Universidade Federal Fluminense, traz uma interessante reflexão sobre o gesto na criança. Apresenta a perspectiva de Vigotski sobre o gesto de apontar como construção da primeira representação simbólica e a perspectiva de Benjamin do gesto como representação simbólica do novo. Busca uma aproximação dessas duas perspectivas e propõe um diálogo (im)possível entre Vigotski e Benjamin, o que poderia contribuir para um novo modo de pensar a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-04-2011

Como Citar

FICHTNER, Bernd. O SURGIMENTO DO NOVO NOS GESTOS DE CRIANÇAS – UM “DIÁLOGO IMPOSSÍVEL” ENTRE BENJAMIN E VIGOTSKI. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 18–32, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14057. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14057. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.