O SURGIMENTO DO NOVO NOS GESTOS DE CRIANÇAS – UM “DIÁLOGO IMPOSSÍVEL” ENTRE BENJAMIN E VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14057Palavras-chave:
gesto, infância, comportamento simbólicoResumo
O texto, base de palestra proferida pelo professor Bernd Fichtner durante o II Seminário de Estudos de Infância e Cultura realizado na Universidade Federal Fluminense, traz uma interessante reflexão sobre o gesto na criança. Apresenta a perspectiva de Vigotski sobre o gesto de apontar como construção da primeira representação simbólica e a perspectiva de Benjamin do gesto como representação simbólica do novo. Busca uma aproximação dessas duas perspectivas e propõe um diálogo (im)possível entre Vigotski e Benjamin, o que poderia contribuir para um novo modo de pensar a educação.
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Publicado
27-04-2011
Como Citar
FICHTNER, Bernd. O SURGIMENTO DO NOVO NOS GESTOS DE CRIANÇAS – UM “DIÁLOGO IMPOSSÍVEL” ENTRE BENJAMIN E VIGOTSKI. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 18–32, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14057. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14057. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2011 Bernd Fichtner

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