Literatura infantil e alfabetização: experiência do estágio supervisionado anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74620

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Básica, Literatura Infantil, Alfabetização

Resumo

A pesquisa teve como finalidade analisar uma experiência vivenciada pelas autoras na disciplina de estágio supervisionado II: 1º e 2º anos do ensino fundamental. O lócus do trabalho foi uma escola da rede pública municipal de Quixadá/CE. A metodologia subsidia-se por uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, na qual realizamos a priori uma observação-participante na turma de 1º ano da referida instituição de ensino, em seguida o planejamento, a intervenção e a avaliação. A professora respondeu a um questionário com 10 perguntas dissertativas. Diante das leituras e da coleta de dados realizadas, concluímos que a literatura infantil pode ser estratégia pedagógica utilizada para alfabetizar crianças, pois permite a criança conhecer as palavras e suas representações, contribuindo também para atividades lúdicas que realizamos em sala de aula. Enfatizamos quão importante pode ser o estágio supervisionado para o licenciando(a), por oportunizar o contato direto com seu futuro campo de atuação, promovendo-lhe experiências e aprendizados.

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Biografia do Autor

Caroline Martins Chaves, Faculdade de Educação

Graduada em Direito na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE).

Keila Andrade Haiashida, Faculdade de Educação

Pós Doutora em Educação (UFPB), Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras.

Sibele Araújo dos Santos, Faculdade de Educação

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia (FECLESC/UECE)

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

CHAVES, Caroline Martins; HAIASHIDA, Keila Andrade; SANTOS, Sibele Araújo dos. Literatura infantil e alfabetização: experiência do estágio supervisionado anos iniciais do ensino fundamental. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74620. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74620. Acesso em: 1 nov. 2025.

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Seção

ARTIGOS

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