A CONCEPÇÃO DE SUPER-HOMEM COMO UM PROCESSO DE TRANS-FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Enock da Silva Peixoto Unirio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40108

Palavras-chave:

super-homem, Educação escolar, formação, transformação

Resumo

O artigo analisa a relação do termo “super-homem”, presente na filosofia de Friedrich Nietzsche, com uma perspectiva de educação que prioriza a transformação humana. Pretende-se demonstrar que para esse filósofo é mais coerente pensar a educação como um processo mais de transformação do que de formação, pois na perspectiva nietzschiana, a ideia da formação remete a visões estáticas de ser humano, enquanto a transformação remete ao seu sentido como um devir vital. No itinerário de enfrentamento a essas questões é preciso analisar: quem é o super-homem de Nietzsche e qual a sua relação com a educação? O aprofundamento sobre o tema parte do estudo dos conceitos de gênio, espírito livre e super-homem, cada qual elaborado em uma das três fases do pensamento nietzschiano: metafísica de artista, positivismo e consolidação da obra, respectivamente. O texto aborda a relação de continuidade e descontinuidade entre esses três conceitos e mostra como a partir da ideia de super-homem é possível encontrar uma visão educativa que remete à transformação humana.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

PEIXOTO, Enock da Silva. A CONCEPÇÃO DE SUPER-HOMEM COMO UM PROCESSO DE TRANS-FORMAÇÃO HUMANA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 134–148, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40108. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40108. Acesso em: 18 abr. 2025.

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