Hegemonia cultural e gênero: a escola interessada no campo das relações sociais
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74819Palavras-chave:
Escola interessada, Relações de força, Hegemonia culturalResumo
A pesquisa tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a escola interessada, conceito utilizado pelo autor Antonio Gramsci ao se referir a uma educação voltada aos interesses capitalistas. Esse artigo busca estabelecer uma discussão sobre as relações de força e hegemonia cultural. Questiona sobre o poder não apenas por meio da força, mas também através da influência cultural e ideológica que é um processo pelo qual a classe dominante estabelece e mantém sua visão de mundo como a norma, também sobre as relações de gênero reforçando e preservando a manutenção das classes sociais através das relações pautada nas divisões de classe, gênero e ideologia dominante. Utilizou-se da metodologia qualitativa em que visa buscar na literatura e da revisão bibliográfica para a construção da pesquisa com o objetivo de evidenciar a hegemonia cultural e fazer uma crítica a escola como forma de opressão e dominação nas relações sociais.
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