Hegemonia cultural e gênero: a escola interessada no campo das relações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74819

Palavras-chave:

Escola interessada, Relações de força, Hegemonia cultural

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a escola interessada, conceito utilizado pelo autor Antonio Gramsci ao se referir a uma educação voltada aos interesses capitalistas. Esse artigo busca estabelecer uma discussão sobre as relações de força e hegemonia cultural. Questiona sobre o poder não apenas por meio da força, mas também através da influência cultural e ideológica que é um processo pelo qual a classe dominante estabelece e mantém sua visão de mundo como a norma, também sobre as relações de gênero reforçando e preservando a manutenção das classes sociais através das relações pautada nas divisões de classe, gênero e ideologia dominante. Utilizou-se da metodologia qualitativa em que visa buscar na literatura e da revisão bibliográfica para a construção da pesquisa com o objetivo de evidenciar a hegemonia cultural e fazer uma crítica a escola como forma de opressão e dominação nas relações sociais.

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Biografia do Autor

Marília Luana Pinheiro de Paiva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduada em Direito pelo Centro universitário Santa Amélia Unisecal. Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter.  História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora na Educação Básica.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

PAIVA, Marília Luana Pinheiro de. Hegemonia cultural e gênero: a escola interessada no campo das relações sociais. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024012, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74819. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74819. Acesso em: 12 nov. 2025.

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