O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ENTRE IMAGENS E DISCURSOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.39013Palavras-chave:
livro didático, imagens, educação matemática, multiculturalismoResumo
Neste artigo buscamos analisar as imagens de três coleções de livros didáticos de matemática, destinados aos anos finais do ensino fundamental, utilizadas nas escolas da rede estadual de educação no município de Sinop/MT, no tocante a questões étnico-raciais e gênero, no intuito de identificar a qual concepção de multiculturalismo essas imagens convergem. A investigação é de abordagem qualitativa e se caracteriza como interpretativa, buscando refletir sobre o papel sociopolítico da educação matemática. Observamos que nas três coleções há uma preocupação em representar a diversidade étnica de nosso povo e a igualdade entre homens e mulheres, através de suas imagens, e que as mesmas nos remetem a um discurso que atrelamos ao multiculturalismo humanista liberal, o que, a nosso ver, não contribui efetivamente para a justiça social. Entendemos que precisamos nos desfazer de um olhar ingênuo, como forma de buscar compreender os discursos explícitos ou implícitos dos livros didáticos de matemática, contribuindo para uma educação matemática que estimule o desenvolvimento do senso crítico, afastando-se de uma visão unicamente conteudista da matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)