(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS

Autores

  • José Aparecido Lima Dourado UFG-CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10894

Palavras-chave:

Cidadania, EJA, Exclusão Social, Analfabetos, Empoderamento Social

Resumo

O sistema educacional brasileiro sempre foi marcado
por um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,
de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-08-2010

Como Citar

DOURADO, José Aparecido Lima. (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 73–92, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10894. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10894. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.