(IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10894Palavras-chave:
Cidadania, EJA, Exclusão Social, Analfabetos, Empoderamento SocialResumo
O sistema educacional brasileiro sempre foi marcadopor um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois,
de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2010
Como Citar
DOURADO, José Aparecido Lima. (IN)CERTEZAS E PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: TRAMAS , RESQUÍCIOS E AVANÇOS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 73–92, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10894. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10894. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 José Aparecido Lima Dourado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)