Gestão democrática: ações e desafios na educação do município de Itacoatiara/Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74847

Palavras-chave:

Educação, Gestão democrática, Desafios, Escolas municipais

Resumo

A gestão democrática é um princípio definido na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a participação da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como observar a percepção dos gestores escolares acerca do princípio da gestão democrática. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 19 escolas municipais urbanas do município de Itacoatiara/AM. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos gestores/as e, posteriormente, analisados com base nos referenciais que definem os princípios da gestão democrática. Os resultados mostram que, embora todas as escolas possuam o PPP e a maioria tenha conselhos escolares, há desafios significativos a serem superados, tais como as afirmações de falta de tempo dos profissionais, além de maior envolvimento da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, campus Icet/Itacoatiara

Elinária Gurgel da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, campus Icet/Itacoatiara

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua pesquisando nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Coordena projetos e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial e Feminismo.

Referências

ALMEIDA, Ana Paula Rodrigues de. A formação do professor leitor: dificuldades de leitura no ensino superior. Disponível em: https://sguweb.unicentro.br/app/webroot/arquivos/atsubmissao/Artigo_Final-5.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.

ANJOS, Paulo Assunção Silva dos. Escola e poder: uma contribuição à crítica da gestão participativa do Estado do Amazonas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho? Como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil. 24. ed. São Paulo: Vozes, 2018.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Educacional Democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Texto para discussão. Brasília; Ipea, 2017

LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

LIMA, Luís Paulo da Silva; SILVA, Elinária Gurgel da; SILVA, Flávia Fernanda Santos. Gestão democrática: ações e desafios na educação do município de Itacoatiara/Amazonas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025014, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74847. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74847. Acesso em: 26 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê — Direito à Educação: movimentos de (re)existência

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.