A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.55601Resumo
O presente estudo tem como objetivo fazer uma breve análise acerca do sujeito moral como parte central da educação segundo Kant. Para o filósofo alemão, a educação está intimamente relacionada com a moral, haja vista que o homem não nasce com ela em si, todavia, torna-se moral através da educação, mas, para um maior entendimento dessas questões é, antes de tudo, necessária uma breve exposição sobre o período histórico-cultural em que viveu Kant, o Iluminismo.
Dessa forma, o principal papel da educação é aguçar no aluno o seu juízo, juntamente com a prática de uma pedagogia fundamentada no imperativo categórico que, através da razão crítica, coaduna a esfera do particular com o geral numa mesma disposição, isso tudo, no entanto, sem esquecer o fato de que a razão não deve dispensar um forte exame sobre seus limites e possibilidades, haja vista a preocupação de Kant com o que se refere às fronteiras da própria razão, questão fundamental no período maduro de sua filosofia.
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