NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO

Autores

  • Vânia Rocha de Oliveira Professora da Rede Pública de Ensino de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12179

Palavras-chave:

Experiências de vida, professoras de apoio e recurso, inclusão

Resumo

O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-10-2010

Como Citar

OLIVEIRA, Vânia Rocha de. NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 1, p. 158–171, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v8i1.12179. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/12179. Acesso em: 13 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.