A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10889Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, cultura escolar, alfabetizaçãoResumo
O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema
municipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva de
arbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2010
Como Citar
KLINKE, Karina; FERREIRA, Liliana Soares. A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 13–34, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10889. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10889. Acesso em: 25 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 Karina Klinke, Liliana Soares Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















