NOTAS SOBRE A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA, NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE

Autores

  • Adriana Maria da Silva Unirio

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40109

Palavras-chave:

Transformação Humana, Formação Humana, Filosofia da Educação, Nietzsche

Resumo

Como a sentença nietzscheana como alguém se torna o que é pode nos ajudar a pensar uma educação que exceda ao sentido de transmissão, modelação, conformação e adequação humanas, vinculado aos processos formativos e desenvolvido ao longo da tradição educativa ocidental? Por meio dessas reflexões, entendemos como evidenciada a atualidade da filosofia nietzscheana que nos dirige a uma (trans)formação humana. A defesa de uma cultura e de uma educação afinadas à vida mostra-se capaz de acolher os desafios elucidados nas análises contemporâneas da Filosofia da Educação, em torno da formação humana e dos novos rumos na construção do sujeito humano, enquanto um ser em devir. Por conseguinte, o sentido da formação humana se afastará das apropriações metafísicas e teleológicas, alcançando uma acepção diferenciada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-03-2016

Como Citar

SILVA, Adriana Maria da. NOTAS SOBRE A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA, NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 149–166, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40109. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40109. Acesso em: 22 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.