NOTAS SOBRE A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA, NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40109Palavras-chave:
Transformação Humana, Formação Humana, Filosofia da Educação, NietzscheResumo
Como a sentença nietzscheana como alguém se torna o que é pode nos ajudar a pensar uma educação que exceda ao sentido de transmissão, modelação, conformação e adequação humanas, vinculado aos processos formativos e desenvolvido ao longo da tradição educativa ocidental? Por meio dessas reflexões, entendemos como evidenciada a atualidade da filosofia nietzscheana que nos dirige a uma (trans)formação humana. A defesa de uma cultura e de uma educação afinadas à vida mostra-se capaz de acolher os desafios elucidados nas análises contemporâneas da Filosofia da Educação, em torno da formação humana e dos novos rumos na construção do sujeito humano, enquanto um ser em devir. Por conseguinte, o sentido da formação humana se afastará das apropriações metafísicas e teleológicas, alcançando uma acepção diferenciadaDownloads
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Publicado
29-03-2016
Como Citar
SILVA, Adriana Maria da. NOTAS SOBRE A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA, NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 149–166, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40109. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40109. Acesso em: 22 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
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