EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35981Palavras-chave:
Alienação, Sistema Capitalista, Educação, EmancipaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as deturpações que a alienação causa na vida dooperário (nas relações de produção), principalmente sua interferência na vida dos indivíduos, atravésde instituições educacionais, que exercem uma educação alienante, hegemônica e a serviço do sistemado capital. A “alienação” confere uma forma de conduta humana sem autonomia; os primeiros usosdesta palavra surgiram na filosofia hegeliana e posteriormente em Marx. A perspectiva adotada nesteestudo tem por base a produção de Marx (1988; 2001) e Mészáros (2008; 2009), através dos quaispercorreremos alguns campos em que se podem constatar a alienação e os devidos contratempos quecausa à realidade dos indivíduos, enquanto trabalhadores que produzem a mando de uma ordemestranha e para a satisfação de um poder alheio, o que acarreta na formação de indivíduos acríticos,apenas para compor mão de obra qualificada, em detrimento de uma formação comprometida com ousufruto da cidadania.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
FARIAS, Jalon Nunes de. EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 144–161, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.35981. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/35981. Acesso em: 22 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2016 Jalon Nunes de Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)