CONCEITOS DE LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS SOCIAIS REFLETIDAS NA AÇÃO DOCENTE

Autores

  • Viviane Faria Lopes Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa, Goiás, Brasil, vivilitteratus@yahoo.com.br
  • Anne Meyre Ferreira da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa, Goiás, Brasil, annemfss@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.55010

Palavras-chave:

Letramento, Ensino-aprendizagem, Docência

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa de especialização Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que visa a teorizar as práticas de letramento, objetivando verificar suas formas de influência sociais na ação docente e tendo, por escopo, o ensino de produção textual que compõe a grande área de ensino “Linguagem e suas tecnologias”, em turmas do ensino médio. Desse modo, tem por objetivo central verificar os conceitos diversos de letramento e avaliá-lo enquanto viés condutor essencial à busca pelo conhecimento, ainda que peculiar, das mais distintas e variadas esferas humanas do saber. Parte-se da premissa de que estudos sobre o termo em questão se revelem contribuição de extrema importância para a prática docente, tendo já que toda nova forma de análise traz benefícios ao repensar da prática de sala de aula, por trazer ressignificações de posicionamentos aos profissionais da educação, enquanto educadores críticos e ativo-responsivos. No processo de autoavaliação, o professor busca aprimorar seu comportamento enquanto detentor/mediador do conhecimento, o que, por sua vez, reflete no aprendizado de seus alunos. Assim, quando essa reflexão se materializa como característica humana com vistas à contribuição para o processo de evolução nas mudanças individuais e sociais, submergem expectativas de resultados aparentes na sociedade, reflexo do progresso escolar que extrapola os muros de uma instituição de ensino.

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Biografia do Autor

Viviane Faria Lopes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa, Goiás, Brasil, vivilitteratus@yahoo.com.br

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora no curso de Letras – graduação e pós-graduação – da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora convidada da pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade (Nelis) da UnB.

Anne Meyre Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa, Goiás, Brasil, annemfss@gmail.com

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Pós-Graduada em “Linguagem, Tecnologia e Ensino”, também pela UEG – Campus Itapuranga. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC) do estado de Mato Grosso.

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Publicado

27-04-2019

Como Citar

LOPES, Viviane Faria; SILVA, Anne Meyre Ferreira da. CONCEITOS DE LETRAMENTO E SUAS PRÁTICAS SOCIAIS REFLETIDAS NA AÇÃO DOCENTE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 1–12, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.55010. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/55010. Acesso em: 18 jan. 2025.

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