UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROCESSO EDUCATI VO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10899Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Processo Educativo, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a relação entredesenvolvimento infantil e o processo educativo à luz da
Psicologia Histórico-Cultural. Esta corrente teórica surgiu no
início do século XX na ex-União Soviética, no contexto da Rússia pós-revolucionária. As principais referências são L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e A. R. Luria. A tarefa da Psicologia Histórico-Cultural consiste na investigação das particularidades psicológicas da criança segundo sua idade, que não se limitam à característica dos processos psíquicos isolados e sim, que revele a estrutura da personalidade integral da criança em seu processo de formação e desenvolvimento. Além disso, o desenvolvimento psíquico na infância é influenciado pela educação e ensino estabelecidos por adultos, que organizam a vida da criança, criam condições específicas e transmitem-lhes a experiência social acumulada pela humanidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2010
Como Citar
SILVA, Janaina Cassiano. UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROCESSO EDUCATI VO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 175–188, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10899. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10899. Acesso em: 22 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2010 Janaina Cassiano Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)