UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROCESSO EDUCATI VO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Janaina Cassiano Silva Universidade Luterana do Brasil - Itumbiara/GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10899

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Processo Educativo, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre
desenvolvimento infantil e o processo educativo à luz da
Psicologia Histórico-Cultural. Esta corrente teórica surgiu no
início do século XX na ex-União Soviética, no contexto da Rússia pós-revolucionária. As principais referências são L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e A. R. Luria. A tarefa da Psicologia Histórico-Cultural consiste na investigação das particularidades psicológicas da criança segundo sua idade, que não se limitam à característica dos processos psíquicos isolados e sim, que revele a estrutura da personalidade integral da criança em seu processo de formação e desenvolvimento. Além disso, o desenvolvimento psíquico na infância é influenciado pela educação e ensino estabelecidos por adultos, que organizam a vida da criança, criam condições específicas e transmitem-lhes a experiência social acumulada pela humanidade.

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Publicado

12-08-2010

Como Citar

SILVA, Janaina Cassiano. UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROCESSO EDUCATI VO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 175–188, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10899. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10899. Acesso em: 22 out. 2025.

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