Construção de documentários em sala de aula: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74814

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Humanas, Ensino de História Local, Teoria do Roteiro

Resumo

O artigo tem como tema central o ensino de Ciências Humanas a partir da realidade dos educandos, afirmando a importância de um Ensino disruptivo com o eurocentrismo, ou seja, uma prática que valorize os saberes, realidades e histórias locais. Ao longo das páginas se apresenta uma metodologia para a escrita de roteiros de documentários desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola do estado do Rio Grande do Sul. A sequência didática foi desenvolvida ao longo dos componentes curriculares da área de Ciências Humanas e dos Itinerários Formativos regulamentados na Lei nº 13.415/2017. O objetivo central é o desenvolvimento de uma metodologia voltada para a escrita de roteiros para documentários de fácil acesso para educadores e estudantes. Constatou-se a aplicabilidade de forma acessível da metodologia por meio de um documentário produzido pelos educandos.

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Biografia do Autor

Yasmin Daniella D’Avila, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Ensino de História Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Ensino de Ciências Humanas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora e professora da Educação Básica na rede pública e privada no estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

08-12-2024

Como Citar

D’AVILA, Yasmin Daniella. Construção de documentários em sala de aula: um relato de experiência. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024009, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74814. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74814. Acesso em: 21 abr. 2025.

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