Construção de documentários em sala de aula: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74814Palavras-chave:
Ensino de Ciências Humanas, Ensino de História Local, Teoria do RoteiroResumo
O artigo tem como tema central o ensino de Ciências Humanas a partir da realidade dos educandos, afirmando a importância de um Ensino disruptivo com o eurocentrismo, ou seja, uma prática que valorize os saberes, realidades e histórias locais. Ao longo das páginas se apresenta uma metodologia para a escrita de roteiros de documentários desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola do estado do Rio Grande do Sul. A sequência didática foi desenvolvida ao longo dos componentes curriculares da área de Ciências Humanas e dos Itinerários Formativos regulamentados na Lei nº 13.415/2017. O objetivo central é o desenvolvimento de uma metodologia voltada para a escrita de roteiros para documentários de fácil acesso para educadores e estudantes. Constatou-se a aplicabilidade de forma acessível da metodologia por meio de um documentário produzido pelos educandos.
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