REVISITANDO DISSERTAÇÕES SOBRE SABERES DOCENTES (1996-2015): CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.58705Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de Professores, Pesquisa EducacionalResumo
Este artigo apresenta um mapeamento de dissertações sobre a temática “saberes docentes”, no período de 1996 a 2015. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 fundamentou a seleção do início do recorte temporal, ao considerá-la um marco na educação brasileira, por suas contribuições, principalmente, para a formação inicial e continuada de professores/as. A partir das palavras-chave “Ciências Humanas e Sociais, Educação Básica, Saberes Docentes” realizamos a busca dos trabalhos no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Dessa forma, foram selecionadas algumas dissertações, destacando os principais objetivos, elencando as metodologias e os referenciais teóricos utilizados e explicitando os resultados das pesquisas. Assim, este artigo enfatiza a importância da revisão de estudos para conhecer o que foi e vem sendo produzido na área, bem como nos convida a pensar outros caminhos para realização de trabalhos sobre os/as saberes dos/as professores/as e sobre a profissão professor/a e suas infinitas possibilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















