ENSINO E ALIENAÇÃO POR MEIO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10551Palavras-chave:
criança, formação, ideologia, iteraturaResumo
A literatura infanto-juvenil deveria ser estudada com mais ênfase. Ela faz parte da série de elementos da primeira caminhada educacional de qualquer criança. Em todas as salas de aula, antes que as crianças aprendem a ler, aparecem textos em desenho cuja seqüência tem um início, meio e fim discerníveis. Quando a criança aprende a ler, aparecem textos escritos. Essa etapa ocorre porque a literatura infantil compõe-se de textos formadores que apresentam os modelos previamente selecionados pela civilização para formar não exatamente a criança, mas um tipo de criança: aquela que a ideologia dominante enseja.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-10-2006
Como Citar
CARDOSO, João Batista. ENSINO E ALIENAÇÃO POR MEIO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 144–157, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10551. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10551. Acesso em: 22 out. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2006 João Batista Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)