O LIVRO LITERÁRIO NA FORMAÇÃODE LEITORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.59654Palavras-chave:
Letramento literário, Letramento ideológico, Livro literário, Ensino fundamental, MediaçãoResumo
Este artigo tem como questão principal a reflexão sobre práticas de educação literária ocorridas no âmbito de uma escola pública mediadas pelo livro. Buscamos compreender as estratégias de mediação de uma professora e evidenciar os critérios de seleção dos livros a serem lidos e suas formas de acesso. A perspectiva teórico-metodológica, de inspiração etnográfica, baseia-se nos conceitos de letramento ideológico, letramento literário, literatura e mediação. Os dados foram produzidos por meio de observações registradas em diário de campo, entrevistas com a professora e questionário aplicado aos alunos. Os resultados indicam que as formas de mediação da professora foram decisivas e adequadas na formação de um leitor autônomo e envolvido com o texto literário, rompendo com práticas de escolarização inadequada da literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)