Sobre a Revista

A Revista Anômalas (ISSN 2764-4200) é um periódico editado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Gênero, Sexualidades, Classe e Etnicidades/Raça (ANÔMALOS/UFCAT/CNPQ) e também pelo Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão (INHCS/UFCAT), que tem por objetivo a publicação de artigos, entrevistas, documentos, resenhas, ensaios e dossiês temáticos, que contemplem os estudos que atravessam o eixo produzido pelos distintos marcadores sociais da diferença a partir da utilização da categoria interseccionalidades, ressaltando a capacidade contestatória dos grupos, sujeitas, sujeitos e sujeites para além da norma.

Anúncios

Chamada para Dossiê, n.ª 2 de 2025 - Desobediência Epistêmica e Epistemologias do Sul: Perspectivas Decoloniais, Interseccionais e Transfeministas Terceiromundistas

12-12-2024

Este dossiê propõe uma análise da desobediência epistêmica como um movimento fundamental para questionar e subverter as estruturas eurocêntricas e ocidentais que dominam a produção científica, especialmente nas áreas de humanidades, estudos de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e classe. Partindo de uma perspectiva decolonial, o dossiê busca desestabilizar as narrativas hegemônicas que excluem e silenciam saberes originários de contextos marginalizados, propondo a valorização das epistemologias do Sul e a incorporação de abordagens interseccionais e transfeministas. Ao desafiar as dicotomias tradicionais, como sujeito/objeto e humano/não-humano, e ao questionar os fundamentos epistemológicos que sustentam o colonialismo, este dossiê defende uma reconfiguração do conhecimento, que leve em consideração as múltiplas realidades de grupos historicamente subalternizados. O dossiê, portanto, busca reunir trabalhos que explorem essas temáticas de maneira crítica e propositiva, incentivando uma revisão das práticas e políticas de produção de conhecimento, e promovendo uma academia que se articule com os processos de resistência e transformação, tanto no âmbito acadêmico quanto nas esferas sociais mais amplas.

Palavras-chave: Desobediência epistêmica. Epistemologias do Sul. Decolonialidade. Interseccionalidade. Transfeminismo.

Organizadoras

Dandara Camélia da Silva Domingues (PUC-SP)
Liliana Graciete Fonseca Rodrigues  (Universidade do Porto)
Edna Maria Severino Peters Kahhale (PUC-SP)

 

Prazo para submissão: 10/04/2025

Saiba mais sobre Chamada para Dossiê, n.ª 2 de 2025 - Desobediência Epistêmica e Epistemologias do Sul: Perspectivas Decoloniais, Interseccionais e Transfeministas Terceiromundistas

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2025): As mulheres e a mídia
					Visualizar v. 5 n. 1 (2025): As mulheres e a mídia

O dossiê temático “As mulheres e a mídia” reúne artigos que problematizam a presença, a representação e a agência das mulheres nos diversos suportes midiáticos, por meio de uma abordagem interdisciplinar ancorada nos campos da História das Mulheres, dos Estudos de Gênero, da Comunicação e da Análise Crítica da Mídia. A proposta parte da compreensão de que os meios de comunicação não apenas refletem, mas também produzem e reconfiguram discursos sociais, normatividades e dissidências, sendo, portanto, espaços privilegiados para a análise das dinâmicas de poder que atravessam os corpos, as subjetividades e as temporalidades.

A tradução, realizada por Ana Carolina Eiras Coelho Soares, do ensaio intitulado "Depois da História?" de Joan W. Scott, aqui apresentada, visa ampliar o acesso em língua portuguesa a um texto fundamental para os debates historiográficos contemporâneos. Produzido no contexto das “guerras da história” nos Estados Unidos e originalmente publicado em 2001, o texto permanece atual ao desafiar concepções naturalizadas de objetividade, verdade e identidade na escrita da história.

 

Publicado: 01-07-2025

Edição completa

Artigos Dossiê

Tradução

Ver Todas as Edições