Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO E ENVIO DE TEXTO
- Os arquivos submetidos para apreciação da RAL (artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, documentos históricos inéditos, traduções, relatos de experiências de docência e militância em movimentos sociais) devem ser elaborados em processadores de texto compatíveis com Windows (.doc ou .docx), digitados em espaço 1,5 sem entradas de parágrafo nem espaçamentos entre os parágrafos (em todo o texto, inclusive nos títulos, resumos e na lista de referências), justificados e que não contenham marcações (referências cruzadas automáticas), fonte Times New Roman 12 e com margens de 2,5 cm (laterais, superior e inferior).
1.1 Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 20 laudas; As resenhas devem conter no mínimo 3 e no máximo 8 laudas. E entrevistas devem conter pelo menos 10
páginas para serem submetidas à avaliação da revista.
1.1.1 Serão aceitas resenhas de livros publicados em território nacional e internacional. Para os livros publicados no Brasil, o prazo para publicação da resenha é de até 2 anos.
No caso de livros publicados internacionalmente, devem ser ser publicados em até 4 anos.
1.2 A Avaliação dos textos submetidos é realizada às cegas por pares de mesmo oumaior grau de quem submete o texto.
2. Para atender o projeto gráfico da Revista, os títulos devem caber no cabeçalho da página. Devem ser curtos, inspiradores e atraentes. A editoria poderá solicitar a mudança
de títulos caso seja muito longo.
2.1 Títulos (português, inglês e espanhol) em fonte Times New Roman tamanho 12, sem grifo e centralizados.
2.2 Títulos das seções em fonte Times New Roman 14, negrito, à esquerda, sem pular linha para o texto.
2.3 Títulos das subseções em fonte Times New Roman 12, negrito, à esquerda, sem pular linha para o texto.
2.4 Os resumos (português, inglês e espanhol) em fonte Times New Roman tamanho 12, sem grifo e justificados.
2.4 Os resumos (português, inglês e espanhol) deverão ser acompanhados de 4 palavras-chave.
3. Para a elaboração dos textos, os seguintes itens devem ser observados:
- aspas duplas para citações com até três linhas;
- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11, espaçamento 1,5 e sem aspas;
- as aspas simples devem ser empregadas para palavras com emprego não convencional, e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos, falas de informantes e títulos completos de obras e publicações;
- notas de rodapé devem ser incorporadas como notas explicativas/tradução, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia.
- notas de tradução: quando nas citações diretas ou indiretas se tratarem de um trecho em outra língua diferente daquela em que o texto está escrito, deve-se manter a citação no original e apontar uma tradução em nota de rodapé.
IMPORTANTE:
1) Não incluir nota de rodapé em títulos, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo.
Citações e referências: as fontes das citações devem ser indicadas no corpo do texto imediatamente após a citação, nunca em nota de rodapé, (seguindo o sistema autor
data da NBR 10520/2002 da ABNT) contendo entre parênteses apenas os seguintes dados: SOBRENOME DA AUTORA, ano de publicação da obra, página inicial e final
da citação. A Revista tem como prática a inclusão, na primeira entrada de citação ou paráfrase de cada autora, o prenome completo.
Exemplo de primeira citação:
“Xxxxxxxx xxxxxxx” (Simone de BEAUVOIR, 2000, p. xx).
Exemplo de segunda citação em diante:
“Yyyyyyyyyy yyyyyyyy” (BEAUVOIR, 2000, p. xy).
A lista de referências bibliográficas, com nome e prenome completos de autoras deve ser apresentada ao final do texto, sendo que deve conter apenas as referências
efetivamente citadas no corpo do texto. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas para as referências e notas, serão devolvidos às
autoras para ajuste, o que poderá resultar em atraso na sua publicação.
5. As referências bibliográficas obedecerão aos seguintes critérios:
- a) Livro: SOBRENOME DA AUTORA DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local
de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
Em caso de duas ou mais autoras, os nomes deverão vir separados por ponto e vírgula (;), inclusive nas citações no corpo do texto. Para mais de quatro autoras, usar et al.
Exemplo:
FUNK, Susana Bornéo; MINELLA, Luzinete Simões; ASSIS, Gláucia de Oliveira (Orgs). Linguagens e narrativas: desafios feministas. Tubarão: Editora Copiart, 2014.
- b) Capítulo de livro:
SOBRENOME DA AUTORA DO CAPÍTULO, Prenomes. “Título do capítulo: subtítulo”. In: SOBRENOME DA AUTORA DA OBRA, Prenomes. Título da obra:
subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo, separadas por hífen.
Em caso de duas ou mais autoras, os nomes deverão vir separados por ponto e vírgula (;). Para mais de quatro autoras, usar et al.
Exemplo:
HEILBORN, Maria Luiza. “Gênero: um olhar estruturalista”. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Orgs.). Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade.
Florianópolis: Editora Mulheres, 1998. p. 43-55.
c) Artigo de periódico:
SOBRENOME DA AUTORA DO ARTIGO, Prenomes. “Título do artigo: subtítulo”. Título do Periódico, cidade, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e
final do artigo, mês e ano.
Em caso de duas ou mais autoras, os nomes deverão vir separados por ponto e vírgula (;). Para mais de quatro autoras, usar et al.
Caso o artigo seja publicado online, incluir link e data de acesso no formato dd/mm/aaaa.
Exemplo:
ROSEMBERG, Fúlvia. “Instrução, rendimento, discriminação racial e de gênero”. Revista de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 68, n. 159, p. 324-355, maio/ago. 1987.
LAGO, Mara Coelho de Souza. “Feminismo, psicanálise, gênero: viagens e traduções”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 189-204, abr. 2010. Disponível
em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2010000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 17/04/2019.
- d) Publicação em meios eletrônicos:
SOBRENOME DA AUTORA DO TRABALHO, Prenomes. “Título do trabalho”. Título da Publicação [online]. Cidade de publicação (quando houver), ano de
publicação, volume da publicação, número da publicação, página inicial e página final (quando houver) OU o número identificador do artigo dentro da publicação. Disponível
em endereço eletrônico. ISSN. DOI. Outras informações de publicação. Acesso em dia/mês/ano.
Exemplo:
FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero”. Cadernos Pagu[online]. Campinas,
2017, n. 49, e174908. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso. Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449. DOI: 10.1590/18094449201700490008. Acesso em 17/04/2019. - e) Dissertações e Teses:
SOBRENOME DA AUTORA, Prenomes. Título da obra:subtítulo. Ano de apresentação. Grau (Categoria e Área de Concentração) – Instituição, cidade, estado,
país.
Exemplo:
DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Doutorado (Programa de Pós
Graduação em Medicina Preventiva) – Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
f) Trabalhos apresentados em eventos científicos:
SOBRENOME DA AUTORA DO TRABALHO, Prenomes. “Título do trabalho”. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano da realização do evento, cidade
onde se realizou o evento, instituição patrocinadora do evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação.
Páginas inicial e final do trabalho.
Exemplo:
PRADO, Danda. “Maternidade: opção ou fatalidade?”. In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1, 1985, Rio de Janeiro, ALERJ. Anais...
Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.
g) Leis e publicações oficiais:
PAÍS/INSTITUIÇÃO. Título da publicação (número da edição, quando houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 (1ª. ed.). Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei N. 9.394/1996. LDB: leis de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
Observações:
- Não se usa mais o sublinhado para substituir autoras repetidas.
- In e et al devem ser usados em itálico.
- Não há mais a utilização dos sinais < > para mencionar os links.
- Não utilizar dois pontos (:) após “Disponível em” e “Acesso em”.
Diretrizes para a construção de texto acessível
Visando promover a acessibilidade dos textos publicados na RAL para pessoas com cegueira (que necessitam de softwares ledores que não compreendem o conteúdo de imagens, gráficos, tabelas, entre outros), foram elaboradas algumas orientações sobre as principais mudanças no desenvolvimento do manuscrito a ser submetido.
1. Evitar o uso de caracteres em branco repetidos (ex.: dois espaços), bem como de barras e outras formas utilizadas para representar a diversidade de gênero e
sexualidades (ex.: /as/os/es, @, “x”).
2. Todo conteúdo digital não textual deve conter descrição da imagem (fotos, ilustrações, tabelas, gráficos, gifs).
3. Evitar o uso de célula mesclada em tabelas e quadros. No caso de tabelas e quadros complexas, sugere-se uma breve descrição da forma, como por exemplo número de
colunas e linhas.
4. Inserir a descrição logo abaixo do item “Fonte”, utilizando a mesma formatação.
5. Na descrição de imagens, deve-se seguir a ordem: #PraTodoMundoVer + o que/quem + onde + como + faz o quê + como + quando + de onde; a forma simplificada
também é indicada: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação.
Exemplo: #PraTodoMundoVer A imagem é uma foto que registra a presença de Juliet Mitchell proferindo uma palestra na França em maio de 1998.
Diretrizes para inserção de imagens, tabelas e gráficos
1. No caso de inserção de imagens com direitos autorais (fotos, figuras, gráficos, quadros e tabelas), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será da autora (ou autoras) da submissão. As autoras deverão enviar para a Revista documento que comprove a autorização. A aprovação final do texto Dependerá do cumprimento dessas diretrizes.
2. As figuras, gráficos e imagens devem ser enviadas de duas formas: em formatos TIFF, com 300 dpis, em arquivos separados do texto e carregados no sistema; e em formato JPG, inseridos no corpo do texto. Título, fonte e observações precisam estar no corpo do texto e não devem compor a imagem. Materiais fora dessas especificações
não poderão ser utilizados.
3. As tabelas devem vir no corpo texto (sem inserção de nota de rodapé no interior da tabela). Devem vir também em imagem, no formato TIFF, com resolução de 300 dpis, e
inseridas em “Documentos Suplementares”. O tamanho máximo da tabela na página será 13 x 17 cm, posição vertical. Evitar tabelas grandes, com muitas células e/ou muito texto por célula.
Elas não cabem nas páginas e o texto pode ficar ilegível.
4. Sempre que possível, deixar figuras, imagens, gráficos e tabelas desvinculadas de um parágrafo específico de forma a permitir alguma flexibilidade na disposição do texto e
das mesmas na página. Deve haver, em algum lugar do texto, a indicação em negrito da imagem ou tabela para a referência cruzada (ex: Figura 1).
5. As imagens, tabelas, gráficos devem ter título, fonte e descrição por escrito, para fins de acessibilidade (#PraTodoMundoVer). A descrição deverá ser incluída logo abaixo
do elemento gráfico, conforme indicado no arquivo-modelo disponibilizado no menu "Diretrizes para Autoras".
6. Sugere-se moderação quanto ao uso de imagens, sendo permitido no máximo 10.
- Os livros resenhados devem ter relação com o escopo desta revista: últimos quatro anos para publicações no exterior e dois anos para publicação nacional ou resultante de
tradução no Brasil.
3. As resenhas devem conter:
- título (diferente do título do livro resenhado);
- síntese do assunto tratado;
- informações sobre a autora ou as autoras do livro;
- inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema;
- perspectivas críticas sobre o trabalho (pontos positivos e negativos, aspectos que poderiam ser mais explorados, aspectos inovadores e importantes do trabalho).
- A autora da resenha deve enviar também sua minibiografia (até 5 linhas de texto) e preencher os Metadados da submissão no sistema.
5. As normas de formatação para as resenhas deverão seguir as orientações indicadas no item “Diretrizes para elaboração dos textos”.
6. Todas as fontes e referências devem ser igualmente informadas conforme indicado no item 5 das “Diretrizes para elaboração dos textos”.
Diretrizes para entrevistas 1. As entrevistas devem ser precedidas de um texto curto de apresentação da entrevistada, elaborado pela entrevistadora ou entrevistadoras contextualizando sua temática e a situação em que foram realizadas.
2. Devem conter perguntas curtas, preferencialmente de uma frase apenas. Deve-se ter claro que o espaço é para ser ocupado pela entrevistada e não pela entrevistadora. Se a
pergunta efetivamente feita for mais longa, ela deve ser editada para a submissão à Revista.
3. Respostas muito longas ou que incluam temas muito diferentes podem ser editadas por meio da inclusão de uma pergunta pela autora.
4. Respostas a temas próximos, mas que tenham aparecido em momentos distantes da entrevista podem ser editadas de modo a apresentar um melhor encadeamento.
5. Depois de finalizada a entrevista, deve-se checar com a entrevistada a grafia dos nomes citados, bem como completar as referências bibliográficas mencionadas.
6. Sempre que possível, enviar a transcrição da entrevista para obter o aval da entrevistada antes de sua apresentação à editoria de entrevistas.
7. As normas de formatação para as entrevistas deverão seguir as orientações indicadas
no item “Diretrizes para elaboração dos textos”.
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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.