Com quantas pessoas se forma um pensamento criativo? Pandemia, aulas remotas e um e-book

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74610

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino remoto, Pós-graduação stricto sensu, Psicodinâmica das cores

Resumo

Este artigo parte de uma pergunta gestada no grupo de pesquisa LUPEA, no PPGE-UFRJ. O campo foi a disciplina “Criatividade e Educação” que saiu do presencial e teve seus estudos transferidos para o ensino remoto em 2020. O objeto de pesquisa foi o e-book final que adveio do trabalho de conclusão e metodologicamente o trabalho é qualitativo, com análise realizada conforme a técnica da psicodinâmica das cores e análise de conteúdo. Por fim, a pluralidade da criatividade dos alunos foi visível nas imagens-texto construídas. A criatividade ampliou os horizontes e trouxe possibilidades outras de lidar com o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Julia Pereira Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, pesquisadora no Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA).

Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pós-doutorado em Design Pedagógico, Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Letras. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA).

Edson Seiti Miyata, Instituto Nacional de Metrologia

Doutor em Educação, Bacharel em Comunicação Social, Licenciado em Comunicação Social. Atua como Pesquisador-Tecnologista no Inmetro e como professor na Universidade Estácio de Sá. Pesquisador: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA) e Laboratório de Comunicação e Marketing Digital NeoAB (ETEAB-FAETEC).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

MOTTA, Julia Pereira; MAIA, Maria Vitoria Campos Mamede; MIYATA, Edson Seiti. Com quantas pessoas se forma um pensamento criativo? Pandemia, aulas remotas e um e-book . Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74610. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74610. Acesso em: 16 fev. 2025.

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ARTIGOS

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