Sobre a Revista
O periódico está classificado no estrato B1 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2017-2020). O fluxo de recebimento de propostas é contínuo, com possibilidade de submissão de originais redigidos em português, inglês, espanhol e francês.
O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas.
O periódico não cobra qualquer valor dos autores para submissão, processamento e publicação dos artigos.
O periódico publica, também, dossiês, resenhas e entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional.
Não é permitida a submissão simultânea a outro periódico.
Os manuscritos podem ser apresentados em português, inglês, espanhol ou francês.
Recomenda-se que os artigos tenham 1 (um) ou mais professor com Doutorado e até 3 (três autores), exceto excepcionalidades justificadas.
A Poíesis Pedagógica aceita artigos de autores independentemente de sua origem institucional.
Os textos submetidos devem ser inéditos e respeitar, obrigatoriamente, o critério de originalidade de conteúdo.
FOCO E ESCOPO
A Revista Poíesis Pedagógica dedica-se à publicação de textos científicos que estejam ligados aos processos pedagógicos que abrangem diferentes ramos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar e ampliar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.
A partir de 2019 a publicação será contínua seguindo a linha editorial proposta pela maioria dos periódicos nacionais e internacionais, o que proporciona maior agilidade na editoração dos textos e na divulgação dos artigos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
As colaborações submetidas à Revista Poíesis Pedagógica são enviadas à Comissão Editorial/Editores de sessão para uma pré-avaliação, considerando as normas da Revista. Em seguida, para dois avaliadores, preferencialmente, membros do Conselho Editorial com reconhecida experiência de pesquisa na temática do manuscrito ou, quando necessário, a pareceristas ad-hoc, cadastrados na revista, escolhidos de acordo com a área de conhecimento do texto, para a melhor avaliação do artigo.
A Comissão Editorial e os membros do Conselho Editorial procedem a análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:
- Aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa ou no idioma selecionado; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista; abstract, Key words, resumen e palabras clave corretos.
- Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências bibliográficas; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia consultada; bibliografia atualizada.
- Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão, resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.
Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções:
- Aceito;
- Solicita modificações;
- Rejeitado.
Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.
De posse destes pareceres, a Comissão Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação no periódico.
O tempo médio de três meses tem sido suficiente para o processo de análise dos manuscritos e comunicação dos resultados ao(s) autor(es) acerca de uma colaboração submetida ao periódico.
A publicação da colaboração aprovada, por seu turno, tem levado, em média, seis meses em meio eletrônico.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
PERIODICIDADE
- A partir de 2010 a Revista é semestral
- A partir de 2019 a publicação é contínua
DETECÇÃO DE PLÁGIO
Todos os textos submetidos à Revista Poíesis Pedagógica são examinados para o impedimento de plágio por meio do software CopySpider (Sobre | CopySpider). Quando constatado plágio, o texto é recusado. A tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.
FICHA CATALOGRÁFICA
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(GPT/BSCAC/UFCAT)
|
|
P749 |
Poíesis Pedagógica / Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. -- v. 1, n. 1 (jan./dez. 2003).-- Dados eletrônicos.-- Catalão, GO: UFCAT, 2003 .--
FLUXO CONTÍNUO Modo de acesso: Poíesis Pedagógica (ufcat.edu.br) Descrição baseada em: v. 20, n. 1 (jan./dez.. 2022) A partir de 2019 a Revista é de publicação contínua. ISSN (eletrônico): 2178-4442
1. Educação – Periódicos. I. Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. II. Título. CDU 37(05) |
INDEXADORES
Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
MIGUILIM - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
FONTES DE APOIO
HISTÓRICO DO PERIÓDICO
Fundada em 2003 a POÍESIS PEDAGÓGICA foi, até 2010, uma Revista anual, do Curso de Pedagogia do Campus Catalão, da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG). Em 2010 passou a ser semestral e em 2011, com a criação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, passou a fazer parte deste Programa.
Com o desmembramento do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, em 2020 a Revista Poíesis Pedagógica passa a ser da Universidade Federal de Catalão. Na avaliação Qualis/Capes 2017-2020 a Revista recebeu a Classificação B1, o que representou uma conquista de importante valor para o Programa de Pós-Graduação em Educação e para a comunidade de pesquisadores da educação.