Sobre a Revista

Revista Poíesis Pedagógica
A Revista Poíesis Pedagógica adota a publicação contínua de artigos inéditos, resultados de pesquisa de pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de Educação, vinculados a diferentes instituições universitárias no país e no exterior.

O periódico está classificado no estrato B1 do Qualis/Capes (Área de Educação, 2017-2020). O fluxo de recebimento de propostas é contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

O conteúdo publicado no periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação, mas, também, a todos aqueles que se preocupam em conhecer os avanços do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas.

Obs: a Revista Poíesis Pedagógica não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Caso contrário, a submissão será rejeitada.
FOCO E ESCOPO
A Revista Poíesis Pedagógica dedica-se à publicação de textos científicos que estejam ligados aos processos pedagógicos que abrangem diferentes ramos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar e ampliar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

A partir de 2019 a publicação será contínua seguindo a linha editorial proposta pela maioria dos periódicos nacionais e internacionais, o que proporciona maior agilidade na editoração dos textos e na divulgação dos artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

A Comissão Editorial e os membros do Conselho Editorial procedem a análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:
  • Aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa ou no idioma selecionado; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista; abstract, Key words, resumen e palabras clave corretos.
  • Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências bibliográficas; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia consultada; bibliografia atualizada.
  • Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão, resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.
Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor. De posse destes pareceres, a Comissão Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação no periódico. O tempo médio de três meses tem sido suficiente para o processo de análise dos manuscritos e comunicação dos resultados ao(s) autor(es) acerca de uma colaboração submetida ao periódico. A publicação da colaboração aprovada, por seu turno, tem levado, em média, seis meses em meio eletrônico.

Em documentos do Microsoft Office Word (.doc ou .docx), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Toda avaliação de artigos submetidos na Revista Poíesis Pedagógica é realizada por dois revisores (preferência para doutor(a) especialista na área) e em caso de um parecer positivo e um negativo, outro avaliador é acionado. Os pareceres são: Aceito, Aceito com correções ou Rejeitado.
Periodicidade
A Revista Poíesis Pedagógica tem como periodicidade publicação contínua. A partir de 2010 a Revista foi semestral e a partir de 2019 a publicação é fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre e Gratuito
A Revista Poíesis Pedagógica, oferece acesso aberto, livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir (Sem Derivações), imprimir, pesquisar ou utilizá-los outras para finalidades que não sejam comerciais, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras.
APCS (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS) E TAXA DE SUBMISSÃO
A Revista Poíesis Pedagógica, não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação. No entanto, solicita-se aos autores a tradução ao inglês dos artigos aprovados, por profissionais competentes da área, condição para publicação.
Política Livre de Plágio
A Revista Poíesis Pedagógica utiliza programas pagos para detecção de plágio, iThenticate. Os manuscritos que contiverem plágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todo texto submetido à Revista Poíesis Pedagógica será analisado com softwares o referido detecto der plágio mencionado. O objetivo é identificar situações de plágio e/ou de autoplágio nos textos enviados à Revista Poíesis Pedagógica. Caso seja detectado prática de plágio e/ou autoplágio (tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual) durante o processo de submissão, os Editores da Revista entrarão em contato om o(s) autor(res), solicitará esclarecimentos e, quando necessário, informará arquivamento do manuscrito, antes mesmo de ser encaminhado aos avaliadores. Caso o manuscrito seja publicado e, posteriormente, detectado prática de plágio e/ou autoplágio pelos leitores, autores ou avaliadores da Revista, chegando ao conhecimento dos Editores, a Revista Poíesis Pedagógica, por meio de seus Editores, tomará as devidas providências: (1º) entrar em contado com o(s) autor(es) e informa-lo(s) sobre a violação; (2º) solicitar esclarecimentos sobre a fato apontado; (3º) após análise dos esclarecimentos tomará a decisão e informará o(s) autor(es) sobre os procedimentos de exclusão do manuscrito publicado.
Política de direitos autorais
A Revista Poíesis Pedagógica utiliza-se da Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Assim sendo, permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restriçõesos nos artigos publicados, porém, uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa do seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação
POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO DIGITAL
A Revista Poíesis Pedagógica matem os artigos preservados mediante armazenamento no LOCKSS, no CLOCKSS, na Rede Cariniana, na AURA, no servidor da Universidade Estadual do Ceará e em HD externo no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ademais, os arquivos integrais são preservados por depósito em alguns indexadores e os metadados são preservados no Crossref mediante DOI.
PROTOCOLO DE INTEROPERABILIDADE
A Revista Poíesis Pedagógica está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH, disponível no link: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oai?verb=Identify
FOMENTO
A Revista Poíesis Pedagógica tem fomento pelo auxílio financeiro concedido pela FAPEG Edital nº 10/2023 – Programa de Apoio a Periódicos Científicos de Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento, oferecendo acesso livre aos leitores e nenhum custo aos autores. Todos os artigos passam por submissão, avaliação, diagramação e publicação sem custo para os autores. Ressalta-se que não se paga honorários para autores, membros da equipe editorial e assinaturas.
Política de Equidade
A Revista Poíesis Pedagógica é comprometida com a promoção da equidade. Dessa maneira, preza por compor sua equipe editorial, conselho editorial e rol de pareceristas, buscando igualdade de gênero, racial e regional. A revista incentiva a inclusão e respeita a diversidade. Não se aceita qualquer atitude ou escrito que propague o racismo ou à homofobia. Acredita-se que a representatividade da pluralidade é um preceito da democracia.
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Poíesis Pedagógica é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristasad hoce Autores - relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos doCommittee on Publication Ethics(COPE), são considerados os princípios que seguem.

Os Editores são responsáveis por:
1) Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Revista Poíesis Pedagógica para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
2) Agir de forma objetiva e justa, evitando qualquer tipo de discriminação religiosa, políticas, social, gênero, orientação sexual ou crenças dos autores.
3) Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Revista Poíesis Pedagógica, submissão, avaliação e encaminhamentos.
4) Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.
5) Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem. 6) Realizar uma adequada seleção dos avaliadores.
7) Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados.
8) Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores.
9) Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
10) Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
11) Assegurar a autonomia das decisões editoriais.
12) Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
13) Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.
14) No caso de detecção ou suspeita de plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético), antes ou após a publicação dos manuscritos, os editores daRevista Poíesis Pedagógica tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), fornecendo oportunidade para que autores respondam as eventuais reclamações/denúncias, mantendo arquivada toda documentação referente ao caso.

Os Avaliadores membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristasad hocsão responsáveis por:
1) Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
2) Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado, da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria, e/ou se houver conflito de interesse.
3) Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
4) Comunicar os Editores sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.
5) Em caso de potenciais conflitos de interesse com o(s) autor(es) de um manuscrito recebido, informar ao Editor responsável e se abster da revisão do mesmo.
6) Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Os Autores são responsáveis por:
1) Conhecer foco, escopo, objetivo, abrangência temática, políticas e diretrizes para submissão relativos à Revista Poíesis Pedagógica, descritas no seu site.
2) Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando, coerentemente, os dados e apresentando as contribuições para a área de Educação.
3) Garantir que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científicos, assegurar consistente abordagem e significativa análise.
4) Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
5) Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
6) Quando a pesquisa envolver experimentação com humanos e animais, os autores devem cumprir os requisitos da Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde/Brasil (disponível em:http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf, incluindo informações sobre a opinião do Comitê de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas).
7) Assegurar que não há expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando as fontes de excertos de outras produções.
8) Informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
9) Enviar juntamente com o manuscrito a cópia da certidão e/ou declaração atestando a observância às normas éticas de pesquisa, inclusive cópia da aprovação do protocolo de pesquisa em Comitê de Ética com seres humanos. Os manuscritos que não atenderem estes requisitos não serão aceitos para publicação na Revista Poíesis Pedagógica.
10) Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo.
11) Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a quatro autores.
12) Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
13) Garantir que existe um consenso entre todos/as os/as coautores/as na aprovação da versão final do artigo e na sua subsequente submissão à Revista Poíesis Pedagógica para publicação.

A Editora é responsável por:
1) Garantir que as boas práticas sejam mantidas de acordo com os padrões descritos acima e com as suas políticas;
ATENÇÃO! A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, autoplagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras) segue os procedimentos,checkliste diretrizes doCode of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Commit-tee on Publication Ethics(COPE –http://publicationethics.org/). A Revista Poíesis Pedagógica adota ferramentas de rastreamento de plágio e autoplágio, e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 – vide Lei n. 12.853, de 2013).
Procedimentos para lidar com suspeitas de má conduta
Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à Revista Poíesis Pedagógica serão analisados por softwares anti-plágio. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido a rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor de tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.
No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscrito, os editores da Revista Poíesis Pedagógica tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em:https://publicationethics.org/files/Full set of English flowcharts_9Nov2016.pdf.
Caso seja comprovado o plágio, redundância, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Revista Poíesis Pedagógica estão isentas de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.
No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta.
4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.
5) Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.
HISTÓRICO DO PERIÓDICO

A Revista Poíesis Pedagógica Fundada em 2003 foi, até 2010, uma Revista anual, do Curso de Pedagogia do Campus Catalão, da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG). Em 2010 passou a ser semestral e em 2011, com a criação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, passou a fazer parte deste Programa. Com o desmembramento do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, em 2020 a Revista Poíesis Pedagógica passa a ser da Universidade Federal de Catalão. Na avaliação Qualis/Capes 2017-2020 a Revista recebeu a Classificação B1, o que representou uma conquista de importante valor para o Programa de Pós-Graduação em Educação e para a comunidade de pesquisadores da educação.

Período Editor-chefe
2003 a 2006 Sérgio Pereira da Silva
Wolney Honório Filho
2008 a 2009 Dulcéria Tartuci
Maria Marta Lopes Flores
2010 a 2011 Maria José dos Santos
2012 a 2016 Wolney Honório Filho
2012 a 2017 Selma Martines Peres
2018 a 2022 Fernanda Barros
2022 - Atual Cláudia Tavares do Amaral