Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".;
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc ou .docx (desde que não ultrapassem 5MB);
  • O artigo está em adequação `às normas da ABNT, inclusive com as últimas alterações;
  • URLs para as referências informadas quando existentes e estão prontas para acesso;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos);
  • Foi realizado o preenchimento de todos os metadados solicitados, incluindo resumo da biografia de TODOS os autores e informado o link para o currículo lattes no campo URL, como também o ORCID;
  • Autor e coautor do artigo foram devidamente informados durante a submissão. Não é permitida a inclusão de coautores após a finalização da submissão;
  • A identidade dos autores e/ou seus respectivos grupos de pesquisa não foram informados, visando garantir a avaliação cega por pares;
  • Autor e coautor assumem, igualmente, inteira responsabilidade pelo conteúdo veiculado.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES

A Revista Poíesis Pedagógica (RPP) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (PPGEDUC) da UFCAT.

Aceita para publicação, artigos inéditos escritos em português, inglês ou espanhol que tratem de temas educacionais. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

A RPP compõe-se das seguintes secções:

1. Artigos científicos: uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.:

a) Artigos originais: publicação que apresenta temas ou abordagens originais;

b) Artigos de revisão: uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas;

2. Resenhas

3. Dossiês Temáticos

Normas Editoriais

Os trabalhos deverão ser encaminhados pelo sistema de submissão. Poderão ser redigidos em português, inglês, espanhol e francês.

Após recebimento, os trabalhos serão encaminhados à Comissão Editorial/Editores de sessão da RPP que fará a primeira verificação, de acordo com os seguintes itens:

  • Título, Resumo e palavras-chave em português; Title,  Abstract e keywords em inglês; Título, Resumen e palabras clave em Espanhol e texto SEM identificação.

Em seguida, a Comissão Editorial indicará 2 membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc, de acordo com a área de estudos do pesquisador, para proceder à avaliação. Os trabalhos serão encaminhados para avaliação sem identificação de autoria. O prazo para avaliação é de quatro semanas e serão considerados os seguintes aspectos:

  • Quanto ao aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa ou do idioma selecionado; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista;
  • Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia citada;
  • Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão dos resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.

 Os pareceres podem ter 3 tipos de julgamento:

  • Aceito: o trabalho é encaminhado para publicação;
  • Solicita Modificações: são solicitados ao autor modificações no trabalho, com envio de nova versão para avaliação final;
  • Rejeitado: o trabalho é devolvido ao autor e poderá ser submetido novamente.

A aprovação final dos trabalhos é de responsabilidade da Comissão Editorial da RPP.

A aceitação do trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos a ele.

A submissão de artigos de tipo relato de pesquisa com humanos deverá incluir o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, ao qual a pesquisa foi submetida.

RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA

Os artigos cuja autoria é identificada expressam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da RPP.

Para a publicação dos trabalhos é imprescindível o atendimento às Normas de Apresentação de Originais que se encontram a seguir.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Os textos dos artigos devem ser encaminhados pelo sistema de submissão neste ambiente, sendo anexadas em arquivos eletrônicos da seguinte forma:

* ter entre 15 e 20 páginas e as resenhas entre 2 e 7 páginas, incluindo referências, notas de rodapé e ilustrações.

* Título e subtítulo separados por (:) dois pontos, em negrito e caixa alta;

* Resumo com no 250 palavras em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, acompanhados de palavras-chave separados por pontos e com a letra inicial maiúscula, conforme NBR 6028/2003; O resumo deve descrever o tema, o problema, os objetivos, a metodologia, a fundamentação teórica, os resultados e a conclusão. Abaixo do resumo, 3 ou 4 palavras-chave de preferência escolhidas em vocabulário controlado (Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus) em letras maiúsculas/minúsculas e separadas por ponto. Logo abaixo, Abstract seguido de Keyword, e logo mais, em seguida o Resumen, também seguido das palabras clave.

* O texto deve ter Introdução, desenvolvimento e Considerações Finais. No desenvolvimento do texto a divisão e numeração de sessões deve obedecer a NBR 6024/2012;

* Notas explicativas serão admitadas apenas caso sejam necessárias para a compreensão do texto.

* Citações deverão ser feitas no sistema Autor, data, página, no corpo do texto, conform NBR 10520: Citações Diretas com até 3 linhas devem vir inseridas no texto e entre aspas duplas. Deve aparecer a indicação do autor da citação; Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas e escrita em espaço simples e fonte 11. Ao término da citação, deve constar a referência: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. 1)

* Referências  dos documentos citados no artigo aparecem em lista ao final, conforme NBR 6023/2018;

*Siglas e Abreviaturas: Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.
Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

* Ilustrações: Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma
breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico;

*Tabelas: as tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993).

* Formato: O texto deve ser digitado em formato .docx, justificado, fonte Time New Roman tamanho 12 para o texto, 10 para as citações e 10 para as notas de rodapé; espaço entre linhas simples; margens superior e esqueda 3,0, inferior e direita 2,0, no formato de papel A4.

Observações:

- usar [...] para indicar supressões;

- usar [ ] para indicar acréscimos ou comentários;

- usar itálico para  termos em língua estrangeira ou título de obras;

- usar grifo no original ou grifo nosso após a paginação com o objetivo de esclarecer a autoria do grifo. Exemplo: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. 1, grifo no original);

- Caso haja coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, e se ainda assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Referências devem seguir a NBR 6023/2018.

Todo material citado deverá vir com o título de REFERÊNCIAS por ser mais abrangente, pois além de livros, inclui documentos eletrônicos, eletromagnéticos e demais documentos não impressos, conforme os exemplos abaixo:

Sempre que possível, recorrer a utilização o Thesaurus da Educação.

O QUE É THESAURUS? 

O thesaurus é um instrumento que reúne termos escolhidos a partir de uma estrutura conceitual previamente estabelecida e destinados à indexação e à recuperação de documentos e informações num determinado campo do saber. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e aos pesquisadores o processamento e a busca destas informações.

As principais características que diferenciam um thesaurus de um simples vocabulário controlado são:

  1. No thesaurus cada termo corresponde a um conceito. Uma vez aceito, esse termo torna-se um "descritor" ou um "indexador". Caso o termo não seja aceito como "descritor", ele pode ser aceito como "remissivo", isto é, remete para um termo autorizado (descritor).
  2. Todos os termos estão relacionados entre si. Nenhum termo pode figurar no thesaurus sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada pelo seu significado.
  3. A conceituação dos termos e as relações entre eles são definidas pelo sistema ontológico da área e pelo estudo de cada termo.

Além da sua capacidade de organização, o thesaurus também tem um valor didático, porque utiliza conceitos específicos da área do conhecimento que contempla e permite, por meio das relações entre os termos, a melhor compreensão da área.

THESAURUS BRASED 

O Thesaurus Brasileiro da Educação (thesaurus Brased) começou a ser desenvolvido em 1980, sob a coordenação do professor Gaetano Lo Monaco. Foi criado para facilitar a pesquisa em educação. É um thesaurus pioneiro desta área no Brasil. O diferencial do Brased em relação a outros vocabulários controlados de educação do país é que os termos são selecionados e estruturados dentro de uma matriz conceitual, elaborada a partir de uma análise crítica da realidade educacional e de seu contexto.

A base conceitual na qual o Thesaurus Brased foi desenvolvido considera a educação em seu contexto global e interdisciplinar, o que permite ao estudioso analisá-la e compreendê-la em profundidade.

Fonte: Portal do Inep

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DIRETRIZES PARA DOSSIÊS

A revista Poiésis Pedagógica almeja, com a publicação de dossiês temáticos, reunir pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação do país que, em intercâmbio com pesquisadores nacionais e/ou internacionais, desenvolvam investigações que apresentem conexões claras com temáticas, objetos e problemas do campo da Educação brasileira.

A revista adota duas modalidades de dossiês temáticos:

1) Modalidade 1: Dossiê proposto e organizado pela Equipe editorial.

2) Modalidade 2: Dossiê proposto pela comunidade científica

Juntamente ao dossiê, a Revista poderá publicar artigos de temáticas livres em conformidade com a sua Linha Editorial.

Cada dossiê temático, visando ao atendimento da política da Revista, deverá seguir as seguintes diretrizes gerais.

  • As propostas devem ser encaminhadas para avaliação da Editoria da Revista Poiesis Pedagógica editorpoiesis@gmail.com cabendo, unicamente, a ela as decisões sobre o assunto.
  • Apresentar de oito a dez artigos, excetuando as demais seções que compõem, ordinariamente, a revista.
  • Os artigos deverão buscar, na medida do possível, apresentar diversidade regional e serem todos resultantes de pesquisa sobre a temática em questão, sendo, pelo menos, um dos artigos de autoria de pesquisador estrangeiro;
  • Artigos de autores cuja afiliação institucional seja a UFCAT não poderão ultrapassar 20% do total de artigos aprovados;
  • Os artigos deverão preservar o alinhamento com a temática do dossiê de modo a contribuir para o aprofundamento do tema, quer pela diversidade de abordagem teórico-metodológica, quer pela diversidade de recorte temporal e de escala espacial em que o tema foi estudado;
  • Todos os artigos deverão ser escritos segundo as Diretrizes para Autores, constantes da página da Revista; obedecendo, inclusive, a quantidade de páginas;
  • Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Os artigos em idioma estrangeiro deverão ser devidamente revisados por especialista na língua, comprovado por meio de declaração assinada pelo revisor e submetida como documento suplementar;
  • Artigo aprovado e adequado à Linha Editorial da Revista, mas que não puder compor o dossiê, em razão do critério de regionalidade ou do número máximo de artigos, poderá integrar a seção de artigos livres de fluxo contínuo, nesta ou em edições futuras, a critério dos editores e do interesse dos autores.
  • É facultado ao organizador submeter artigo para compor o dossiê proposto. Nesse caso, ele não poderá gerir o processo de avaliação de seu artigo, ficando a cargo do Editor responsável encaminhar o procedimento.
  • Na modalidade 2, os organizadores serão orientados e acompanhados por um Editor da revista.
  • Além de atender às diretrizes gerais, as propostas deverão se ater às orientações conforme cada modalidade.

Modalidade 1: Dossiê com temática proposta pela Equipe editorial.

Nessa modalidade, todas as decisões relativas ao dossiê são tomadas, unicamente, pela Equipe Editorial, tais como, a definição do tema, acompanhamento e realização dos trâmites editoriais e publicação. A critério da Equipe Editorial, poderão ser convidados pesquisadores para participar da organização do dossiê.

A revista elabora e faz a chamada abrindo o processo de submissão à comunidade acadêmica. Os autores interessados devem submeter seus manuscritos, exclusivamente, pelo Sistema e acompanhar o resultado do processo de avaliação dos artigos. 

Modalidade 2: Dossiê proposto pela comunidade científica

São aceitos dois tipos de propostas:

  1. a)Temática proposta e dossiê organizado por pesquisadores da área.

A proposta inicial do dossiê deverá conter um título, ementa, com justificativa da pertinência científica e/ou importância social do tema para a realidade brasileira, ser organizado por três pesquisadores vinculados a diferentes instituições situadas no âmbito nacional e ou internacional, devendo um deles ser de nacionalidade brasileira.

Os organizadores do dossiê terão o papel de editores convidados e serão responsáveis por:

  • Redigir a chamada de artigos, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, para divulgação no site da revista, após aprovação dos editores-chefes.
  • Fazer a avaliação preliminar - (desk review) e encaminhar os artigos para a revisão por pares (double blind peer review) conforme política da Revista Poiésis Pedagógica.
  • Emitir decisão editorial final dos artigos, mediante os pareceres dos avaliadores ad hoc, a ser encaminhada aos autores pelo Editor da Revista.
  • Redigir o texto de apresentação do dossiê.
  • Acompanhar o processo de revisão e diagramação e dar a aprovação final para publicação.
  1. b)Proposta completa, contendo o tema e os resumos dos artigos de autores convidados para compor o dossiê.

Nesse caso, o envio da proposta deverá ser acompanhado de uma apresentação, com justificativa da relevância do tema, e dos resumos dos artigos que comporão o dossiê, bem como de um minicurrículo de cada um dos autores e dos proponentes.

Caso aprovada a proposta de dossiê, cada um dos artigos passará pelo processo regular de avaliação e pode, ou não, ser indicado à publicação.

Aos organizadores caberá a escrita do texto de apresentação do dossiê.

ARTIGOS

Insira aqui a política desta seção

DOSSIÊ

Compreende a organização de artigos, seja por um tema agrupador escolhido previamente, seja por semelhança a outros artigos encaminhados à Revista, neste caso, sob responsabilidades dos editores da Revista.

RESENHAS

Compreende resenhas de obras consideradas importantes no campo do Conhecimento em Educação.

APRESENTAÇÃO

Organizadores de Dossiê fazem apresentação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.