Políticas para uso de tecnologias na educação: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74628

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Políticas Educacionais, Tecnologias, Estado da Arte

Resumo

Este artigo é um estado da arte sobre políticas para o uso de tecnologia na educação. Temos como objetivo central analisar tendências e lacunas em pesquisas a respeito de políticas para o uso de tecnologias na educação. Nossa questão foi: como políticas sobre o uso de tecnologias na educação vêm sendo discutidas nas produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)? O espaço temporal de 2018 a 2022; optamos por vários descritores, conectados pelos operadores AND e OR, além de fatores de inclusão e exclusão para a composição do corpus final de nove dissertações. No suporte teórico trazemos Ball (2005); Ball (1994) e Ball, Maguire e Braun (2016). Os resultados indicam grande ênfase em processos de implementação das políticas e a falta de estudos que envolvam o pensamento pós-estruturalista, como o método do ciclo de políticas e a teoria da atuação.

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Biografia do Autor

Laura Amélia Pereira Pinheiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-  UERN, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC-UERN, Pós Graduação em Educação Especial, Educação Inclusiva e Altas Habilidades- Faculdade Futura.

Mariana Paula Moreira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC-UERN, Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Aracati/ CE, Formadora do eixo de gestão da Educação Infantil e professores da Educação Infantil

Zacarias Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

PINHEIRO, L. A. P.; OLIVEIRA, M. P. M. de; MARINHO, Z. Políticas para uso de tecnologias na educação: um estado da arte. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74628. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74628. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS