Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.72761

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação, Distanciamento social, percepção docente

Resumo

Em consequência da pandemia pelo SARS-CoV-2, diversas instituições educacionais migraram, emergencialmente, do ensino presencial para o remoto, ocasionando uma ressignificação da usabilidade das tecnologias digitais no campo da educação. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender como se deram as vivências tecnológicas educacionais, em uma escola de Educação Básica da rede federal, durante a pandemia, a partir da perspectiva dos docentes. Metodologicamente, o estudo analisou qualitativamente e exploratoriamente os dados das respostas de questionário elaborado no Google Forms, de 19 docentes de diferentes componentes curriculares. De forma geral, os docentes acreditaram que a situação da pandemia acelerou a inserção das tecnologias digitais na educação, no entanto, sem a devida reflexão. Observamos também que a vivência em tecnologias acabou qualificando os docentes durante a própria prática, bem como potencializou a percepção dessa qualificação. O artigo apresenta, nas considerações finais, formas a suscitar novas frentes de pesquisa sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é a Covid-19? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em 11 ago. de 2021.

Castro, M.H. Impactos da COVID-19 na educação básica brasileira. In: O. Granados (Coord.), La educación del mañana. ¿Inercia o transformación? 2020. Disponível em: https://bit.ly/3oNIDmZ. Acesso em 11 ago. de 2021.

CAZELOTO, Edilson. Inclusão Digital: uma visão crítica. São Paulo: SENAC, 2008.

DANIEL, S.J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. 2020. Disponível em: https://doi. org/10.1007/s11125-020-09464-3. Acesso em 11 ago. de 2021.

GOMES FILHO, A. S.; LAVOR FILHO, T. L.; LIMA, A. S. S. A pandemia para além do óbvio: uma análise crítica sociológica. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 3, n. 2, 2020.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2004.

JABONERO, M. ¿Inercia o transformación? Como será a educação em 2030? In O. Granados (Coord.), La educación del mañana. ¿Inercia o transformación? 2020.

LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v.11, n.2. 2020.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M.M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201. Acesso em 11 ago. de 2021.

MORGADO, J.C.; SOUSA, J.; PACHECO, J.A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Praxis Educativa, 10, 1-15. 2021. Disponível em: https://doi. org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062. Acesso em 11 ago. de 2021.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade. v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em 11 ago. de 2021.

OCDE. PISA 2018 results. What students know and can do? v.1, 2019.

ONU. Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SunEd6. Acesso em 11 ago. de 2021.

PACHECO, J. A.; MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; MAIA, I. B. Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as percepções dos professores na realidade portuguesa. Revista Ibero-americana de Educação. v.86, n.1. pp. 187-204, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352410703. Acesso em 11 ago. de 2021.

PACHECO, J.A. Repensar a escola da educação básica em tempos de Incerteza. In O. Granados (Coord.), La educación del mañana. ¿Inercia o transformación? 2020. OEI. Disponível em: https://bit.ly/3oNIDmZ. Acesso em 11 ago. de 2021.

PACHECO, J.A. (2020). The “new normal” in education. Prospects. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11125- 020-09521-x. Acesso em 11 ago. de 2021.

PINTO, Leonardo Felipe Correira; PEREIRA, Paulo Victor dos Santos. O uso das redes sociais como ferramenta pedagógica interdisciplinar para a educação ambiental. In: Tecnologia na Sala de Aula em Relatos de Professores. Christine Sertã Costa, Francisco Roberto Pinto Mattos (Org.). Curitiba: CRV, 2016.

REIMERS, F.M. Conclusions. Seven lessons to build an education renaissance after the pandemic. In F. M. Reimers (Ed.), Implementing deeper learning and 21st education reform (171-198). New York: Springer. 2020.

REIMERS, F.M. Imaginar o futuro da educação após a pandemia da COVID-19. In O. Granados (Coord.), La educación del mañana. ¿Inercia o transformación? 2020. Disponível em: https://bit.ly/3oNIDmZ. Acesso em 11 ago. de 2021.

REIMERS, F.M. In search of a twenty-first century. Education renaissance after a global pandemic. In F. M. Reimers (Ed.), Implementing deeper learning and 21st education reform (1-36). New York: Springer. 2020.

REIMERS, F.M. In search of a twenty-first century. Education renaissance after a global pandemic. In F. M. Reimers (Ed.), Implementing deeper learning and 21st education reform (1-36). New York: Springer. 2020a.

REIMERS, F.M. Conclusions. Seven lessons to build an education renaissance after the pandemic. In F. M. Reimers (Ed.), Implementing deeper learning and 21st education reform (171-198). New York: Springer. 2020b.

SAHLBERG, P. Does the pandemic help us make education more equitable? Educational Research for Policy and Practice, 20, 11–18. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10671-020-09284-4. Acesso em 11 ago. de 2021.

SCHLEICHER, A. The impact of Covid-19 on education. Insights from education at a glance 2020. Disponível em: https://bit.ly/3fghaHB. Acesso em 11 ago. de 2021.

SILVA, Gabriela Oliveira da; GOMES FILHO, Antoniel dos Santos. Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2): Uma Revisão da Literatura na Scientific Electronic Library Online. Id online Rev.Mult. Psic., v.14, n.53, 2021.

SOBRINHO, Patrícia Jerônimo. Oportunidades e desafios da educação pública (Ensino Fundamental e Médio) em tempos de pandemia. Revista aproximação. v.2, n5. 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6687/4637. Acesso em 11 ago. de 2021.

TADESSE, S.; MULUYE, W. The Impact of Covid-19 Pandemic on education system in developing countries: a review. Open Journal of Social Sciences, 8, 159-170. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4236/ jss.2020.810011. Acesso em 11 ago. de 2021.

TREVIÑO, E.; VILLALOBOS, C.; CASTILLO, C. A educação após a COVID-19. Quatro bases para a transformação dos sistemas de ensino latino-americanos. In O. Granados (Coord.), La educación del mañana. ¿Inercia o transformación? (371-388). 2020. Disponível em: https://bit.ly/3oNIDmZ. Acesso em 11 ago. de 2021.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora Senac, 2006.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

FERREIRA, Andréia de Assis; FIGUEIRÓ, Leandra de Castro Gonzaga; MATOS, Santer Alvares de. Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 36–48, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.72761. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/72761. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.