O processo de implantação da Escola Normal de Annapolis/GO (1931)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v20.74609

Palavras-chave:

Escola Normal de Annapolis/GO, Instituições escolares., História da Educação. Anápolis/GO

Resumo

A presente investigação objetiva analisar o processo de implantação da Escola Normal de Annapolis/GO em seu ano inaugural, 1931. Esse educandário era um espaço de formação institucionalizada de professores primários que funcionou na cidade de Anápolis/GO entre os anos de 1931 e 1937. Mediante o aporte teórico-metodológico da História Cultural (BURKE, 2008; PESAVENTO, 2012), as metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores Abreu (1997), França (1974), Santos e Abreu (2022) e Silva (1975), e a análise documental, que considerou fontes diversas (escolares, documentais, jornalísticas e etc). Como resultado, os achados da pesquisa apontaram que o processo de implantação da Escola Normal de Annapolis/GO se deu em 1931 em meio às tentativas de dar continuidade a uma instituição de ensino para a juventude anapolina, sendo que a única escola secundarista da cidade se encontrava a beira do fechamento.

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Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias pelo PPG IELT da Universidade Estadual de Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária De Anápolis - Ciências Socioeconômicas E Humanas. Professora na Universidade Estadual de Goiás – Unu de Anápolis/GO. Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0420453566921454

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Departamento das Licenciaturas - Campus de Sobral. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3305904539863361

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Publicado

2022-12-31