O diálogo como instrumento pedagógico: contribuições de Sócrates e Martin Buber
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74572Palavras-chave:
Diálogo, Dialógico, Educação, HumanizaçãoResumo
Ao partir das filosofias de Sócrates e de Martin Buber, este artigo procura avaliar o princípio do diálogo como possível instrumento pedagógico para os desafios da educação contemporânea. Para fundamentar nossa reflexão, investigamos o legado socrático, perscrutando suas possíveis influências no existencialismo contemporâneo, principalmente no pensamento Buberiano. E, ainda, verificamos as contribuições do diálogo para o processo de ensino-aprendizagem de nosso século; explicitamos fatores que contribuem, dificultam e/ou inviabilizam a vivência do autêntico diálogo; além de discorrer sobre possíveis implicações da pedagogia do diálogo nas relações interpessoais e no processo cognitivo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de textos filosóficos. O resultado esperado é que possamos contribuir com educadores/as que almejam fomentar uma educação humanizada e humanizante. Concluímos que as teorias de Sócrates e de Buber beneficiam a vivência de relações inter-humanas, nas quais o diálogo e o dialógico possam ser efetivamente vividos. Sendo assim, inferimos que o diálogo, enquanto instrumento pedagógico, favorece o autoconhecimento, o mútuo (re)conhecimento, a acolhida, a aceitação e o respeito entre os dialogantes, o que favorece o processo de ensinar e o de aprender.
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