Relação professor/a-aluno/a: uma abordagem a partir do saber de experiência feito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.73292

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Educação Popular, Experiência

Resumo

Este trabalho tem por tema a relação professor/a-aluno/a a partir do saber de experiência feito de professores/as formadores/as que atuam no âmbito da Casa do Educador Professora Dedê Prais no município de Uberaba/MG. Tem por objetivo discutir sobre relação-professor/a-aluno/a; refletir e problematizar sobre desafios escolares a partir dessa relação e identificar e analisar os desafios relatados por professores/as e as soluções por eles/as encontradas a partir dos relatos de experiências obtidos com a Roda de Conversa realizada, tomando-se o contexto da pandemia de Covid-19. Valendo-se da abordagem qualitativa de pesquisa em educação, com finalidade descritiva, por meio da pesquisa de campo envolvendo a observação participante em roda de conversa, os dados foram coletivamente produzidos e analisados. Constatou-se que o cenário educacional investigado, de acordo com as pontuações feitas, precisa ser re-significado, oportunizando outras formas de ensinar-aprender que estejam mais coerentes com a realidade dos/as alunos/as.

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Biografia do Autor

Esther Giovanna dos Santos Silva, Universidade de Uberaba - Curso de Psicologia

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Uberaba (Uniube). Discente do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade de Uberaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi).

Tiago Zanquêta de Souza, Univesidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba – Uniube. Mestre em Educação, também Uniube. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade de Uberaba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi-PPGE/Uberaba). Segundo líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-PPGEB/Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE-PPGE/UFSCar). Vice coordenador da REDECENTRO – Rede de pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil. Membro da coordenação da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas escolas de Educação Básica – RECEPE.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

SILVA, E. G. dos S.; SOUZA, T. Z. de. Relação professor/a-aluno/a: uma abordagem a partir do saber de experiência feito. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 20, p. 32–49, 2022. DOI: 10.69532/2178-4442.v20.73292. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/73292. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ