EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA CATARINENSE A PARTIR DOS CONCEITOS BASILARES PARA SUA PRÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v27i1.74900

Palabras clave:

Currículo Escolar, Sustentabilidade, Ensino Básico

Resumen

O artigo apresenta uma análise a partir da Lei de Educação Ambiental (EA) do Brasil (Leinº 9.795/99) a contar da proposta de EA da Escola de Educação Básica de Santa Catarina, por meio da Lei nº 13.558/05, que dispõe sobre a Política Estadual de EA (PEEA) e Decreto nº 3.726/10, que regulamenta o Programa Estadual de EA (ProEEA/SC). Por meio de metodologia bibliográfica, o presente estudo traz um panorama onde aponta umadiscussão a respeito dos temas sustentabilidade e EA apoiado no olhar interdisciplinar e transdisciplinar com foco no Ensino Fundamental. A razão principal do presente artigo érelembrar a Lei de EA do Brasil e a Lei e Decreto de EA Catarinense aproveitando alguns tópicos destes e corroborando com exemplos práticos metodológicos com coerência teórica e científica a qual apresenta uma análise referente a EA.

Biografía del autor/a

Jucélia Tramontin Dalpiás, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci, graduação em Pedagogia- Séries Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em: Psicopedagogia Clínica (ULBRA); Mídias na Educação (FURG); Psicopedagogia Institucional (FUCAP); Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino (FUCAP), Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva (SÃO LUÍS) Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação UFSC. Doutoranda em Ciências Ambientais (UNESC). Atou como Coorientadora no curso de especialização Lato Sensu em Mídias na educação na FURG. Tutora do curso de Pedagogia UDESC. Tutora do curso de Administração Pública UFSC. Professora temporária do projeto Educação Quilombola. Professora temporária de Atendimento Educacional Especializado no IFC. Atualmente ocupa cargo de professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação do município de Praia Grande SC. Pesquisadora/bolsista do laboratório Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente (LABSDMA).

Tarcísio Roldão da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisador associado ao Laboratório em Arqueologia Pedro Ignácio Schimitz (LAPIS/UNESC) e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território Certificado pela UNESC e pelo CNPq. Possui Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, PPGPLAN/UDESC (2016). Curso de Extensão Universitária Regionalização do Turismo - UFSC (2008). Possui cursos de Pós-graduação (Lato Sensu) - Práticas e Metodologias Interdisciplinar de Ensino - FUCAP (2005) Possui graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2003). Possui curso Técnico em Magistério - Educação Infantil e Séries Iniciais (E. E. B. Bulcão Viana, 1998). Atualmente é professor efetivo do estado de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Bulcão Viana, Praia Grande, SC. Possui experiência na área do Turismo, sendo Condutor de Ecoturismo credenciado para condução de turistas nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (SC/RS) desde 1998. Com bastante experiência na condução de grupos de turistas e estudantes nestas Unidades de Conservação. Foi Coordenador voluntário da APCE - Associação Praiagrandense de Condutores para Ecoturismo (2020-2024).

Juliano Bitencourt Campos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Quaternário, Materiais e Culturas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal (UTAD/2015), com reconhecimento de diploma no Brasil de Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP/2016). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC/2010). Especialização em Arqueologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI/2008). Graduado em História (UNESC/2002). Atualmente é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2 do CNPQ. Professor Associado dos Departamentos de História, Geografia, Gestão de Turismo e Ciências Biológicas da UNESC. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território Certificado pelo CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC). Editor da Revista de Extensão da UNESC. Investigador pleno do Instituto Terra e Memória (ITM/Portugal) enquadrado pelo Cluster de Quaternário do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (Portugal). Membro do Comitê Educacional e Cientifico (CEC) do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Membro da Cátedra UNESCO Unitwin em Fronteiras e Migrações, sediada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Conselho Editorial da Associação Internacional para as Humanidades e a Gestão Cultural Integrada das Paisagens (APHELEIA). Consultor Científico na ARQUEOSUL Arqueologia e Gestão do Patrimônio. É sócio efetivo na Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Geraldo Milioli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), Doutorado Sanduich pelo Programa RHAE-CNPq (Visiting Professor) e Post Doctor Research Fellow no Departament of Environment and Resouce Studies (ERS), Faculty Environmental Studies (FES), University of Waterloo (UW), Canadá. Pós-Doutorado Sênior do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR). Consultor ad hoc da CAPES (APCNs e Qualis Livro na Área de Ciências Ambientais), FAPESC e Conselho Estadual de Educação (SC). Parecerista da Brasilian Journal of Aquatic Science and Technology, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Revista Meio Ambiente e Desenvolvimento ? MADE, Revista de Tecnologia e Ambiente (UNESC) e Membro do Conselho Editorial e Parecerista da Revista Conversas Interdisciplinares. Professor/Pesquisador Titular da UNESC no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), como também docente em cursos de graduação da UNESC. Coordenador Adjunto e Titular do PPGCA-UNESC (2006-2012). Coordena o Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente (LABSDMA), e o Ateliê de Transdisciplinaridade (ATrans). Lidera o Grupo de Pesquisa Complexidade e Transdisciplinaridade (CNPq-UNESC) e realiza pesquisas e orienta teses e dissertações com interesses nos seguintes temas: sociedade, cultura, meio ambiente e sustentabilidade; educação transformadora e ambiental para a sustentabilidade; epistemologia ambiental e paradigmas da ciência; sociologia ambiental; ecologia profunda; gestão dos bens comuns, recursos naturais e minerais; mineração de carvão, meio ambiente e desenvolvimento; questões socioambientais latino-americanas; relacionamento Brasil-Canadá.

José Gustavo Santos da Silva, Universidade do extremo Sul Catarinense

Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC), com período de intercâmbio sanduíche (PDSE) no departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD - Portugal), em colaboração com a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É professor III (Geografia) efetivo da Secretária Municipal de Educação de Criciúma. É integrante do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial - LabPGT e pesquisador associado ao Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimitz - LAPIS e ao Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território. Atua como pesquisador com interesse nas áreas de geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, gestão territorial e turismo. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de cobertura e uso da terra, planejamento territorial em bacias hidrográficas, geografia escolar, turismo sustentável, geoturismo em territórios de Geoparques.

Citas

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Publicado

2025-07-08

Cómo citar

DALPIÁS, Jucélia Tramontin; ROSA, Tarcísio Roldão da; CAMPOS, Juliano Bitencourt; MILIOLI, Geraldo; SILVA, José Gustavo Santos da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA CATARINENSE A PARTIR DOS CONCEITOS BASILARES PARA SUA PRÁTICA. Espaço em Revista, Catalão, v. 27, n. 1, p. 62–77, 2025. DOI: 10.70261/er.v27i1.74900. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74900. Acesso em: 14 nov. 2025.

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