As mídias digitais e sua aplicabilidade na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74621Palavras-chave:
Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação BásicaResumo
O objetivo do presente artigo foi realizar um estudo sobre uso das tecnologias digitais no ambiente escolar como forma de desenvolver estratégias que favoreçam a superação dos eventuais problemas. O processo de inclusão digital na escola é o ponto de partida do referido trabalho, cujo foco das observações e reflexões é o uso das tecnologias na escola. Analisar as origens, permanências e consequências do uso das tecnologias na vida destes profissionais que atuam nas escolas públicas também constituem objetivos desta investigação. Kenski (2006), Castells (1999), Nunes; Silveira (2009), Sanfelice (1999), dentre outras fontes. A análise indicou que os professores demonstram pouco domínio no uso das ferramentas tecnológicas existentes nas escolas, dificultando os trabalhos administrativos, burocráticos e de gestão desenvolvido no ambiente escolar. O desenvolvimento deste artigo acadêmico também permitiu a busca de estratégias simples a fim de amenizar a problemática vivenciada pelos professores da Educação Básica.
Downloads
Referências
BASSO, Cintia Maria. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. 2004. Disponível /em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/31521. Acesso em: 12/08/2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Fundamentos da investigação qualitativa em educação: uma intodução. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 13 – 51.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3 ed. – Campinas – SP: Papirus, 2006. (Série prática pedagógica)
MARINHO, P. Pedro Simão, LOBATO, Walney. Tecnologias digitais na educação: desafios para pesquisa na pós-graduação. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Simao- Marinho/publication/255648750_Tecnologias_digitais_na_educacao_desafios_para_ a_pesquisa_na_pos- graduacao_em_educacao/links/54b6f9f20cf24eb34f6e9856/Tecnologias-digitais-na-educacao-desafios-para-a-pesquisa-na-pos-graduacao-em-educacao.pdf. Acesso em: 13/08/2023.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Avaliação por triangulação de métodos; organizado por Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Goncalves de Assis e Ednilsa Ramos de Souza. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2010.
NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. 2 ed. Brasília: Líber Livro, 2009.
RIOS, Mirivan Carneiro. O gestor escolar e as novas tecnologias.2011. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/9gest_tec.pdf. Acesso em 13/08/2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)