As mídias digitais e sua aplicabilidade na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74621

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação Básica

Resumo

O objetivo do presente artigo foi realizar um estudo sobre uso das tecnologias digitais no ambiente escolar como forma de desenvolver estratégias que favoreçam a superação dos eventuais problemas. O processo de inclusão digital na escola é o ponto de partida do referido trabalho, cujo foco das observações e reflexões é o uso das tecnologias na escola. Analisar as origens, permanências e consequências do uso das tecnologias na vida destes profissionais que atuam nas escolas públicas também constituem objetivos desta investigação. Kenski (2006), Castells (1999), Nunes; Silveira (2009), Sanfelice (1999), dentre outras fontes. A análise indicou que os professores demonstram pouco domínio no uso das ferramentas tecnológicas existentes nas escolas, dificultando os trabalhos administrativos, burocráticos e de gestão desenvolvido no ambiente escolar. O desenvolvimento deste artigo acadêmico também permitiu a busca de estratégias simples a fim de amenizar a problemática vivenciada pelos professores da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Rodrigues Chaves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE). Especialista em Gestão Escolar (UFC). Professor efetivo da Rede Municipal de Crateús-CE.

Gerviz Fernandes de Lima Damasceno, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE). Especialista em Gestão pedagógica (UECE). Professora efetiva das redes municipais de Tianguá e Ibiapina-CE. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização (GEPA-UFC). Formadora Regional Paic Integral.

Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Dias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE). Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidades Regional do Cariri - URCA. Professora efetiva da rede municipal de Barbalha - CE.

Referências

BASSO, Cintia Maria. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. 2004. Disponível /em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/31521. Acesso em: 12/08/2023.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Fundamentos da investigação qualitativa em educação: uma intodução. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 13 – 51.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3 ed. – Campinas – SP: Papirus, 2006. (Série prática pedagógica)

MARINHO, P. Pedro Simão, LOBATO, Walney. Tecnologias digitais na educação: desafios para pesquisa na pós-graduação. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Simao- Marinho/publication/255648750_Tecnologias_digitais_na_educacao_desafios_para_ a_pesquisa_na_pos- graduacao_em_educacao/links/54b6f9f20cf24eb34f6e9856/Tecnologias-digitais-na-educacao-desafios-para-a-pesquisa-na-pos-graduacao-em-educacao.pdf. Acesso em: 13/08/2023.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Avaliação por triangulação de métodos; organizado por Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Goncalves de Assis e Ednilsa Ramos de Souza. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2010.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. 2 ed. Brasília: Líber Livro, 2009.

RIOS, Mirivan Carneiro. O gestor escolar e as novas tecnologias.2011. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/9gest_tec.pdf. Acesso em 13/08/2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

CHAVES, Edmilson Rodrigues; DAMASCENO, Gerviz Fernandes de Lima; DIAS, Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa. As mídias digitais e sua aplicabilidade na formação docente. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74621. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74621. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.