DESIGUALDADE E PERSISTÊNCIA DA FOME COLETIVA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v26i2.74777Palavras-chave:
Geografia. Fome. Insegurança Alimentar.Politicas PúblicasResumo
A pandemia no Brasil amplia a condição de fome que já se apresentava alarmante antes mesmo da crise do novo coronavírus como consequência dos ataques que a classe trabalhadora tem sofrido nos anos anteriores, especialmente no âmbito das políticas de proteção social. O presente artigo objetiva discutir a fome coletiva no Brasil, a partir dos resultados do I e II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da COVID-19 no Brasil. O artigo inicia com a contextualização do trabalho desenvolvido pela Rede Brasileira de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) para posteriormente apresentar alguns dados mais gerais, os quais demonstram a realidade da fome no Brasil, em seguida adentramos especificamente nos resultados do I e do II inquérito, os quais demonstram de várias formas a presença da fome nos domicílios brasileiros. Ao relacionar os resultados é possível entender que o aumento de mais de 14 milhões de brasileiros em condição de fome é o resultado perverso do aprofundamento da desigualdade social proveniente do desmantelamento de políticas públicas.
Referências
BORTOLETTO, Catarina, ROCHA, dos Santos Lucas; BARBANT, Junior. Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU: críticas, polêmicas e a posição brasileira. 2021. Disponível: https://opeb.org/2021/10/04/cupula-dos-sistemas-alimentares-da-onu-criticas-polemicas-e-a-posicao-brasileira. Acesso em: 15 jul. 2024.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Fome no Brasil piorou nos últimos três anos, mostra o relatório da FAO, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/fome-no-brasil-piorou-nos-ultimos-tres-anos-mostra-relatorio-da-fao. Acesso em: 21 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
CAMPOS, Rui Ribeiro de. Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos Séculos XIX e XX. Jundiaí, 2011. Editora Paco.
GOMES, Renata Mainenti. Reforma agrária e segurança alimentar no Brasil: reflexões no contexto das políticas públicas sociais. 2013.
HARVEY, David. O Neoliberalismo história e implicações. São Paulo, 2008 edição, Loyola.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo: Ática, 1995. 173p.
MALUF, Renato S. (org.). Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: https://olheparaafome.com.br/. Acesso em: 03 dez. 2024.
SIPIONI, Marcelo Eliseu et al. Máscaras cobrem o rosto, a fome desmascara o resto: COVID-19 e o enfrentamento à fome no Brasil. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Alves, Gilmar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
This work is licensed under CC BY 4.0