Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74480

Palavras-chave:

Cognição, Autonomia, Autorregulação, Estratégia

Resumo

A Educação Corporativa recebe relevantes investimentos nas organizações brasileiras. As rápidas transformações do mercado e das ferramentas tecnológicas exigem do trabalhador mais autonomia e responsabilidade pelo seu aprendizado, e, além disso, é desafiado pelo alto volume de informações e por conteúdos cada vez mais respaldados por meio de recursos tecnológicos de forma assíncrona. A presente pesquisa objetiva investigar estudos para desenvolver habilidades metacognitivas dentro da grade regular dos programas de Educação Corporativa genéricos. Por meio de revisão teórica e da análise bibliométrica, identificou-se a relação do processo de metacognição no contexto de aprendizagem organizacional, com foco no aprendiz adulto. A pesquisa também propôs analisar se a referência teórica utilizada como base do programa de estudos está coerente com o contexto de Educação Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, CEETEPS

Graduação em Administração, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (Pós-graduação e MBA) e professor do Centro Paula Souza (Mestrado, MBA e Graduação). No mestrado profissional, ligado à Área de Concentração Educação e Trabalho; participante das Linhas de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação e Formação do Formador da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, atuando nos projetos de pesquisas Ensino e Aprendizagem e Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional. 

Caio Feijó Souza, Centro Paula Souza

Mestrando no programa de mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da educação profissional no CEETEPS.

Referências

ABBAD, G. D. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. D. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), v. 15, n. 3, p. 291-298, 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil . Acesso em: 12 ago. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (ABTD). O panorama do treinamento no Brasil: indicadores e tendências em gestão de T&D 2021/2022. 16 ed. 2022. Disponível em: https://conteudo.abtd.com.br/pesquisa-ted-2021. Acesso em: 01 jul. 2022

BARROS, R. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. 2018, v. 44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TdjFHK3NrJdKQ5SrzZbBwjF/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2022.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p.

DEMBO, M. H. Applying education psychology. New York: Longman Publishing Group, 1994.

EBOLI, M. P. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. Brasil: Editora Gente, 2004.

FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Ed.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, p. 21-29. Disponível em: https://education.biu.ac.il/sites/education/files/shared/speculations_about_the_nature_and_development_of_metacognition.pdf . Acesso em: 12 ago. 2022.

HOURNEAUX JUNIOR, F.; EBOLI, M. P.; MARTINS, E. C. Educação corporativa e o papel do Chief Learning Officer. Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN, v. 10, p. 105-117, 2008 . Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/278/361. Acesso em: 12 ago. 2022.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Chicago, Association Press, 1980. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TdjFHK3NrJdKQ5SrzZbBwjF/?lang=ptgogy. Acesso em: 23 ago. 2022.

KNOWLES, M. S. et al. The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development. Reino Unido: Taylor & Francis, 2014.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Metacognitive Awareness Inventory: Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, pp. 1275-1293, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703002292013>. Acesso em: 23 ago. 2022.

LYONS, P. R.; BANDURA, R. P. Exploring linkages of performance with metacognition. Journal of Management Development, 2019.

MCCARTHY, A.; GARAVAN, T. N. Team learning and metacognition: A neglected area of HRD research and practice. Advances in Developing Human Resources, v. 10, n. 4, p. 509-524, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/ 249631471_Team_Learning_and_Metacognition_A_Neglected_Area_of_HRD_Research_and_Practice . Acesso em: 23 ago. 2022.

MEISTER, J. Corporate universities: Lessons in building a world-class work force. McGraw-Hill Education, 1998.

MEISTER, J.; MULCAHY, K. J. The Future Workplace Experience: 10 Rules For Mastering Disruption in Recruiting and Engaging Employees. Estados Unidos: McGraw-Hill Education, 2016.

MEISTER, J. C.; WILLYERD, K. The 2020 workplace: how innovative companies attract, develop, and keep tomorrow's employees today. New York: Harper Collins Publishers, 2010.

SAMPIERI R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill/Penso, 2013. 624 p.

SCHRAW, G.; DENNISON, R.S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, Vol. 19 No. 4, pp. 460-475, 1994. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X84710332. Acesso em: 23 ago. 2022.

SILVA, S. W.; FONSECA, L. R. da F.; SILVA, M. R. da S.; PORTUGAL JÚNIOR, P. dos S.; PIURCOSKY, F. P. Impactos do e-learning em um programa de educação corporativa. Revista Gestão & Conexões, 7(2), 184–202, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/20790. Acesso em: 13 ago. 2022.

SOUZA, N. A. Ensino e aprendizagem: Faces e interfaces. Brasil: EDUEL, 2015.

VELETSIANOS, G. Emerging technologies in distance education. Canadá: Athabasca University Press, 2010.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

GIORDANO, C. V.; SOUZA, C. F. Metacognição na Educação Profissional Corporativa: proposta de programas de estudos com vistas à potencialização do aprendizado do adulto no trabalho. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74480. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74480. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS