INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA.
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v10.20135Abstract
Nesse artigo, a partir dos aportes pós-estruturalista da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, refletimos sobre as políticas de currículo, especificamente no tocante as produções voltadas aos diferentes campos disciplinares, identificando que a qualidade na educação aparece como um objetivo a ser alcançado ao fim de um caminho previamente traçado para ser percorrido no processo educacional e, em função dela, são formuladas propostas interpretadas como capazes de viabilizá-la. Compreendemos que a implementação de um currículo interdisciplinar e/ ou integrado é uma dessas propostas em torno da qual parece existir um consenso entre os educadores. No entanto, os referenciais que adotamos permitem questionar esse consenso assumindo-o como conflituoso. Para isso, tomamos como referência discursos produzidos no âmbito das comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais para caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas o que, por sua vez, nos possibilita pensá-la como um significante flutuante.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-07-24
How to Cite
COSTA, Hugo Heleno Camilo; PEREIRA, Talita Vidal. INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.69532/2178-4442.v10.20135. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/20135. Acesso em: 2 oct. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)