A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNIFESSPA ATRAVÉS DO TRABALHO DE CAMPO:
Vivências e concepções dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v25i2.74741Keywords:
Trabalho de campo, Ensino de Geografia, Formação de professores, Teoria e PráticaAbstract
O referido estudo tem como motivação inicial as discussões teóricas e práticas promovidas pelas disciplinas de Geografia Urbana, Geomorfologia e Agrária ofertada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). As disciplinas tiveram o intuito de compreender as bases teóricas dos estudos da cidade e do urbano, as características geomorfológicas e a dinâmica das relações agrárias a fim de permitir uma análise dos processos contemporâneos discutidos no âmbito da Geografia, destacando como metodologia prática: o Trabalho de Campo, realizado nas cidades de Araguaína – Estado do Tocantins – e Imperatriz – Estado do Maranhão. O presente artigo reflete uma perspectiva qualitativa e descritiva, subdivida em três momentos: 1) Análise Bibliográfica e Documental; 2) Relato da prática de Campo e 3) Aplicação e Análise dos questionários de opinião, respondidos pelos discentes que participaram do campo. Nesse sentido, portanto, o trabalho de campo pode ser compreendido como uma etapa essencial na formação dos discentes em Geografia, ao propiciar as interações dos fenômenos, considerando lócus na aproximação e sistematização da teoria-prática, além da sua utilização pelos futuros professores de Geografia na perspectiva da educação básica no ensino escolar, trabalhando desde a perspectiva do lugar, do local ao global.
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