A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNIFESSPA ATRAVÉS DO TRABALHO DE CAMPO:

Vivências e concepções dos discentes

Authors

  • Dionel Barbosa Ferreira Junior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) https://orcid.org/0000-0001-8000-616X
  • Mell Nogueira de Sena Setubal Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v25i2.74741

Keywords:

Trabalho de campo, Ensino de Geografia, Formação de professores, Teoria e Prática

Abstract

O referido estudo tem como motivação inicial as discussões teóricas e práticas promovidas pelas disciplinas de Geografia Urbana, Geomorfologia e Agrária ofertada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). As disciplinas tiveram o intuito de compreender as bases teóricas dos estudos da cidade e do urbano, as características geomorfológicas e a dinâmica das relações agrárias a fim de permitir uma análise dos processos contemporâneos discutidos no âmbito da Geografia, destacando como metodologia prática: o Trabalho de Campo, realizado nas cidades de Araguaína – Estado do Tocantins – e Imperatriz – Estado do Maranhão. O presente artigo reflete uma perspectiva qualitativa e descritiva, subdivida em três momentos: 1) Análise Bibliográfica e Documental; 2) Relato da prática de Campo e 3) Aplicação e Análise dos questionários de opinião, respondidos pelos discentes que participaram do campo. Nesse sentido, portanto, o trabalho de campo pode ser compreendido como uma etapa essencial na formação dos discentes em Geografia, ao propiciar as interações dos fenômenos, considerando lócus na aproximação e sistematização da teoria-prática, além da sua utilização pelos futuros professores de Geografia na perspectiva da educação básica no ensino escolar, trabalhando desde a perspectiva do lugar, do local ao global.

Author Biographies

Dionel Barbosa Ferreira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Mell Nogueira de Sena Setubal, Unifesspa

Licencianda em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Volunt´ária no Núcleo de Estudos de Educação Ambiental (NEAM) - Marabá - Pará

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Published

2024-08-01

How to Cite

FERREIRA JUNIOR, Dionel Barbosa; SETUBAL, Mell Nogueira de Sena. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA UNIFESSPA ATRAVÉS DO TRABALHO DE CAMPO: : Vivências e concepções dos discentes. Espaço em Revista, Catalão, v. 25, n. 2, p. 107–122, 2024. DOI: 10.70261/er.v25i2.74741. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74741. Acesso em: 22 oct. 2025.

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