A CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL HELENO MARIANO DE FREITAS
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v26i2.74803Palavras-chave:
Inclusão, Recurso Didático, EscolaResumo
A presente pesquisa teve como objetivo utilizar a cartografia tátil enquanto recurso didático-pedagógico capaz de proporcionar a prática inclusiva, efetivando ao aluno sem deficiência a oportunidade de conhecer o diferente, e aprender com essa diferença. Para o desenvolvimento desse trabalho, foram necessários alguns procedimentos metodológicos essenciais com base nos objetivos propostos, como: A) pesquisa e análise bibliográfica; B) planejamento a partir do plano de aula; C) elaboração do mapa base e D) construção dos mapas tatéis com os alunos sobre dominíos morfoclimáticos. É preciso que a cartografia tátil seja inserida no ensino de geografia de modo a fornecer ao aluno com deficiência visual um saber cartográfico e espacial contextualizado, buscando diminuir as barreiras de acesso ao saber geográfico. Ao desenvolver essa atividade, buscou-se ser exemplo de base para futuros trabalhos desenvolvidos em sala de aula, seja na rede básica do município ou de futuras pesquisas por professores.
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