A CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL HELENO MARIANO DE FREITAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v26i2.74803

Palavras-chave:

Inclusão, Recurso Didático, Escola

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo utilizar a cartografia tátil enquanto recurso didático-pedagógico capaz de proporcionar a prática inclusiva, efetivando ao aluno sem deficiência a oportunidade de conhecer o diferente, e aprender com essa diferença. Para o desenvolvimento desse trabalho, foram necessários alguns procedimentos metodológicos essenciais com base nos objetivos propostos, como: A) pesquisa e análise bibliográfica; B) planejamento a partir do plano de aula; C) elaboração do mapa base e D) construção dos mapas tatéis com os alunos sobre dominíos morfoclimáticos. É preciso que a cartografia tátil seja inserida no ensino de geografia de modo a fornecer ao aluno com deficiência visual um saber cartográfico e espacial contextualizado, buscando diminuir as barreiras de acesso ao saber geográfico. Ao desenvolver essa atividade, buscou-se ser exemplo de base para futuros trabalhos desenvolvidos em sala de aula, seja na rede básica do município ou de futuras pesquisas por professores.

Biografia do Autor

Kassia Raylene Sousa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023). Atualmente é professora de Geografia e Estudos Amazônicos - SEMED Santa Luzia do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Processos Erosivos, Planejamento Ambiental, Ensino de Geografia e Cartografia Escola

Dionel Barbosa Ferreira Junior, UFT

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Porto Nacional. Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Marabá. Especialização em Ensino de Geografia (FAVENI). Ministrou a disciplina de "Metodologia do Ensino de Geografia" no Programa Caminhos do Sertão - como professor externo - da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

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Publicado

16.12.2024

Como Citar

SILVA, Kassia Raylene Sousa da; DIONEL BARBOSA FERREIRA JUNIOR; SANTOS , Francisco Euler Caldas dos. A CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL HELENO MARIANO DE FREITAS. Espaço em Revista, Catalão, v. 26, n. 2, p. 227–239, 2024. DOI: 10.70261/er.v26i2.74803. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74803. Acesso em: 22 abr. 2025.

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