A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
Palavras-chave:
Ensino Médio, Formação de Professor de Psicologia, PIBIDResumo
O trabalho apresenta uma reflexão a respeito da experiência docente em Psicologia no Ensino Médio, desenvolvida por meio do subprojeto de Psicologia - campus Goiânia que compôs o PIBID da UFG (Edital 2012-2013). Apresentamos um panorama histórico da Psicologia no Ensino Médio e as normatizações atuais, que impõe de forma imperativa que se repense a licenciatura em Psicologia. O subprojeto contou com um estudo aprofundado da instituição de ensino, dos atores escolares e por fim, com a oferta de uma disciplina optativa de Psicologia aos alunos do Ensino Médio. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do subprojeto, nos deparamos com uma gama de contribuições que a docência em Psicologia no Ensino Médio apresenta, em especial na formação crítica, emancipadora e humanizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).