O primeiro Gymnasio da capital no Estado de São Paulo: dos programas de ensino às narrativas dos alunos DOI10.5216/o.v14i2.30803
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30803Palavras-chave:
ensino de História, educação secundária, programas de ensino, narrativas escolares, exames finaisResumo
Este artigo trata do ensino de História na educação secundária de 1892 a 1920, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos programas de ensino elaborados pelos professores do Primeiro Gymnasio da Capital e dos seus exames finais. Pretende-se, a partir da problematização das concepções de História em disputa desse período, compreender de que modo o saber histórico foi difundido pela escola (no caso o Primeiro Gymnsio da Capital) e quais mecanismos foram criados para a verificação do conhecimento transmitido aos alunos em situação de aprendizagem. Busca-se, a partir do diálogo com a perspectiva da história das disciplinas escolares, de Chervel (1990) e de Goodson (1997), apreender a constituição dos saberes históricos no currículo dando ênfase ao seu processo de prescrição, transmissão e verificação da aprendizagem do conhecimento histórico no âmbito escolar. Utiliza-se como fontes primárias para essa investigação os programas de ensino de História de 1897, produzidos pelo professor José Valois de Castro (lente catedrático do gymnasio), os exames finais de História do Brasil e de Universal produzidos pelos alunos - como um dos requisitos obrigatórios para a aprovação no curso ginasial daquela época, de 1910 a 1920.Downloads
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Publicado
2014-10-29
Como Citar
CABRAL, Maria Aparecida. O primeiro Gymnasio da capital no Estado de São Paulo: dos programas de ensino às narrativas dos alunos DOI10.5216/o.v14i2.30803. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 38–55, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30803. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/30803. Acesso em: 22 dez. 2025.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas