“ ‘COÇA... COÇA... PULA... PULA... OLHA A PURGA!’: PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS – ESBOÇANDO UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO, LÍNGUA E IDENTIDADE, NA PERSPECTIVA DA LA”
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24146Resumo
Não se pretende aqui realizar um trabalho eminentemente teórico, circunscrevendo os espaços possíveis, as diversas e sempre novas possibilidades de olhar para a LA – enquanto um campo teórico já consolidado e com pesquisas relevantes e fartamente anunciadas não só no Brasil como no mundo, trabalho este já, habilmente, realizado por linguistas aplicados de todo o país. Importa aqui, evidenciar, trazer à baila uma pesquisa em LA que promova, incite, suscite futuras indagações e traga outras leituras e desdobramentos. Nesse sentido, implica-nos trazer o local, o saber local vivenciado e colocado à prova em uma Escola Pública Municipal de Catalão/GO que atende quatorze bairros de periferia e que vivencia os problemas, as singularidades, as dificuldades de se ensinar a língua materna para aqueles alunos que, em sua maioria, têm seu primeiro e único contato com o registro da língua materna apenas e tão somente na Escola. Assim, circunscritos nos escopos teóricos da LA e de outros de seus campos de interface, entre eles, o da Pedagogia Crítica, a dos Estudos Pós-Modernos pretende-se olhar para o Ensino de Língua Materna, desta feita concebendo o professor e o aluno enquanto instâncias: a de sujeito-ensinante e de sujeito-aprendente em um processo de mão dupla.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-05-2013
Como Citar
CARRIJO, Fabiana Rodrigues. “ ‘COÇA... COÇA... PULA... PULA... OLHA A PURGA!’: PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS – ESBOÇANDO UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE SUJEITO, LÍNGUA E IDENTIDADE, NA PERSPECTIVA DA LA”. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 130–154, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24146. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24146. Acesso em: 2 out. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2013 Fabiana Rodrigues Carrijo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)