PROPOSTA DIDÁTICA PARA UM TRABALHO COM NOTÍCIAS VERDADEIRAS E FALSAS: DIÁLOGO ENTRE OS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO CRÍTICO E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.63915Resumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta didática, que pode ser aplicada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, centrada no estudo do gênero notícia, com base em pressupostos do Letramento Crítico (JANKS, 2010, 2011, 2013, 2016; JANKS et al, 2013). Nela contemplamos as práticas de linguagem - oralidade, leitura, análise linguística/semiótica, produção textual -, alguns objetos de conhecimento e algumas habilidades, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de LP (BRASIL, 2017), na abordagem de notícias verdadeiras e de fake news. Acreditamos que nossa proposta, somada a outras, poderá contribuir na formação do aprendiz, possibilitando-lhe o desenvolvimento de seu potencial como leitor, como analista crítico - especialmente de notícias verdadeiras e de fake news e dos efeitos das tecnologias nas nossas vidas- , como produtor de diferentes textos e, consequentemente, a sua participação efetiva em diversas práticas sociais.
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