GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO:
por uma Geografia Crítica Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v26i2.74652Palavras-chave:
Geografia, Fragmentações, Planejamento, IntegraçãoResumo
O presente estudo busca analisar como se deu esse processo de fragmentação teoria-prática na Geografia bem como a relação desse processo com outras fragmentações como Física e Humana. Destaca-se a importância de uma Geografia Crítica no planejamento, entendendo que a visão de relação sociedade-natureza da Ciência Geográfica é um aspecto importante para uma prática de organização espacial integrada e autonomista. Entende-se que o planejamento é um dos lugares por excelência da Geografia numa preocupação de superação da dicotomia teoria-prática. O quadro que aqui se deseja levantar é que essa visão compartimentada mantém na Geografia complexas contradições internas, buscando dar destaque ao aspecto teórico-prático para entender o papel da ciência Geográfica no planejamento. Assim, o artigo foi dividido em cinco tópicos. No primeiro, serão discutidas as fragmentações da Geografia, com destaque para a dicotomia teoria-prática. No segundo pretende-se trazer o papel da Geografia no planejamento. No terceiro, buscar-se-á apresentar concepções de planejamento para além do tradicional, um outro planejamento, integrado e autonomista.
Referências
AB’SABER, Aziz Nacib. Geografia e planejamento. [s.l]: Revista de História, 1969.
BRASIL. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Subchefia de assuntos jurídicos da Presidência da República. Brasília, 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 29 jul. 2017.
CARVALHO, Anna; SANTOS, Milton. A Geografia Aplicada. Salvador: Publicações da Universidade da Bahia, 1960.
CASSETI, Valter. Contra a correnteza. [S.l]: 2009. Disponível em: <https://www.funape.org.br/contracorrenteza/>. Acesso em: 27 nov. 2017.
CLEMENTE, Evandro César. Questões teórico-metodológicas da Geografia no limiar do século XXI: a questão da problemática na dicotomia Geografia Física x Geografia Humana. Presidente Prudente: Revista Formação, 2007. 3 p. Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/691/716>. Acesso em: 21 dez. 2017.
DUARTE, Fábio. Planejamento urbano. Curitiba: Ibpex, 2007.
GOMES, Rodrigo Dutra; VITTE, Antônio Carlos. Geografia: sobre sua unidade e fragmentação. São Paulo: Terra Livre, 2012. Disponível em: < http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/448>. Acesso em: 13 out. 2017.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto: 2016.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. Geografia e planejamento: entre o puro e o aplicado. Belo Horizonte: Geonomos, 1998.
GOMES, Horieste. Reflexões sobre a teoria e crítica em geografia. Goiânia: UCG, 2007.
LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 2011.
LAVE, Rebecca; WILSON, Mattew W.; BARRON, Elizabeth S. Intervenção: Geografia Física Crítica. Rio de Janeiro: Espaço Aberto, 2019.
MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana? São Paulo: Contexto, 1989.
MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2011.
ORLANDO, Paulo Henrique Kingma. A natureza na perspectiva da produção capitalista: o cenário da exploração dos recursos naturais na atualidade. Catalão: Emblemas, 2013.
REZENDE, Osvaldo Moura; MIGUEZ, Marcelo Gomes; VERÓL, Aline Pires. Manejo de águas urbanas e sua relação com o desenvolvimento urbano em bases sustentáveis integradas: estudo de caso dos rios Pilar-Calombé, em Duque de Caxias/RJ. [s.l]: Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 2013.
SALES, Vanda Caludino. Geografia Crítica e Geografia Física: para além das dicotomias. Mérida: IV Encuentro de Geográfos de America Latina, 1993.
SANTOS, Douglas. O que é Geografia? [s.l]: 2007. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAfflwAD/que-geografia-douglas-santos>. Acesso em: 01 fev. 2018.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: EDUSP, 2014.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2012.
SANTOS, Rosely Ferreira. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. 184 p.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica aos planejamentos e à gestão urbana. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. Planejamento integrado de desenvolvimento: natureza, validade e limites. São Paulo: Terra Livre, 1992.
VITTE, Antônio Carlos. Por uma geografia híbrida: ensaios sobre os mundos, as naturezas e as culturas. Curitiba: CRV, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Alfredo de Rezende Alves, Paulo Henrique Kingma Orlando

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
This work is licensed under CC BY 4.0