DIÁLOGOS E PRÁTICAS FEMINISTAS: AÇÕES ESTÉTICO-POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v18i1.67852Abstract
Os movimentos feministas contemporâneos reivindicam auto definição e auto controle de corpos e escolhas. O uso da arte, da performance, entre outros suportes estéticos é uma das principais ferramentas para a organização de suas práticas coletivas. Procurou-se relacionar diretamente teoria e prática, através do aprofundamento de dois exemplos de ações estético-políticas: a performance “Um violador em seu caminho” do Coletivo Las Tesis e o videoclipe “Eu sou peluda” da banda Guerrilha Garagem, utilizando referenciais teóricos dos estudos de gênero, sexualidade e estético-política dos corpos como, por exemplo, Judith Butler, Michel Foucault, Terry Eagleton e o manifesto do Coletivo 28 de Maio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).