PARA ALÉM DO PRIMEIRO CAPÍTULO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Autores

  • Vanessa Alvarenga Caldeira Autônoma

Palavras-chave:

Antropologia, Diversidade Étnica, História, Livros didáticos, Povos indígenas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre como a temática indígena tem sido abordada nos livros didáticos de História, sobretudo naqueles direcionados ao ensino fundamental. A pesquisa se baseou em fontes secundárias e concluiu pela permanência, na maioria desses manuais escolares, de uma abordagem ainda baseada em generalizações e estereótipos, que não prepara os educandos para compreender quem são os povos indígenas, sua presença contemporânea em nossa sociedade, nem tampouco para valorização da diversidade étnica em nosso país.

Biografia do Autor

Vanessa Alvarenga Caldeira, Autônoma

Graduada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCS/SP. É membro das organizações não governamentais indigenistas OPAN (Operação Amazônia Nativa) e CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva) e compõe o Grupo de Trabalho "Psicologia e Povos Indígenas" do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; e atua como consultora junto à organização não governamental Comissão Pró-Índio de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para formação dos educadores da rede pública de ensino na temática indígena.

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Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Formação Docente, Teoria e Práticas Educativas