PARA ALÉM DO PRIMEIRO CAPÍTULO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Antropologia, Diversidade Étnica, História, Livros didáticos, Povos indígenasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre como a temática indígena tem sido abordada nos livros didáticos de História, sobretudo naqueles direcionados ao ensino fundamental. A pesquisa se baseou em fontes secundárias e concluiu pela permanência, na maioria desses manuais escolares, de uma abordagem ainda baseada em generalizações e estereótipos, que não prepara os educandos para compreender quem são os povos indígenas, sua presença contemporânea em nossa sociedade, nem tampouco para valorização da diversidade étnica em nosso país.
Downloads
Publicado
2016-07-03
Edição
Seção
Formação Docente, Teoria e Práticas Educativas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).