A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PELO LÚDICO E PELOS BONECOS DE PANO

Autores

  • Laydiane Cristina da Silva Secretaria Municipal de Educação - Catalão
  • Claudio Jose Bertazzo UFG Regional Catalão

Palavras-chave:

Aprendizagem, Geografia, Lúdico

Resumo

Experimentamos e, par i passo, analisamos a importância da utilização do lúdico como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Reconhecemos que o lúdico pode fazer parte do processo ensino-aprendizagem, contribuindo para que as aulas de Geografia sejam mais dinâmicas e participativas, proporcionando sentido e significado ao conhecimento construído. A pesquisa teve como objetivo conhecer, experimentar, descrever e analisar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geografia escolar no Ensino Fundamental - EF do Colégio Estadual Maria das Dores Campos, município de Catalão - Goiás. Entretanto, também procuramos identificar os recursos metodológicos mais utilizados nas aulas de Geografia a fim de orientar nossas propostas de intervenção e interagir com o processo pedagógico em curso. Os resultados de nossas investigações nos levaram a refletir acerca da importância da formação dos professores engajados com os processos de aprendizagem, hábeis em proporcionar a seus alunos a compreensão do papel fundamental da Geografia no desenvolvimento de habilidades e competências socioambientais alinhadas à cidadania planetária e ao resgate da sustentabilidade. O lúdico, portanto, é uma estratégia que contribui grandemente para que as aulas de Geografia do EF sejam mais atraentes, prazerosas, nas quais os discentes podem criar e recriar os saberes e desenvolverem-se intelectualmente.

Biografia do Autor

Laydiane Cristina da Silva, Secretaria Municipal de Educação - Catalão

Licenciada em Geografia - UFG - Regional Catalão

Claudio Jose Bertazzo, UFG Regional Catalão

Bacharel, Licenciado e Mestre em Geografia - UFRGS

Doutor - UNESP - Presidente Prudente

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Formação Docente, Teoria e Práticas Educativas