A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PELO LÚDICO E PELOS BONECOS DE PANO
Palavras-chave:
Aprendizagem, Geografia, LúdicoResumo
Experimentamos e, par i passo, analisamos a importância da utilização do lúdico como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Reconhecemos que o lúdico pode fazer parte do processo ensino-aprendizagem, contribuindo para que as aulas de Geografia sejam mais dinâmicas e participativas, proporcionando sentido e significado ao conhecimento construído. A pesquisa teve como objetivo conhecer, experimentar, descrever e analisar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geografia escolar no Ensino Fundamental - EF do Colégio Estadual Maria das Dores Campos, município de Catalão - Goiás. Entretanto, também procuramos identificar os recursos metodológicos mais utilizados nas aulas de Geografia a fim de orientar nossas propostas de intervenção e interagir com o processo pedagógico em curso. Os resultados de nossas investigações nos levaram a refletir acerca da importância da formação dos professores engajados com os processos de aprendizagem, hábeis em proporcionar a seus alunos a compreensão do papel fundamental da Geografia no desenvolvimento de habilidades e competências socioambientais alinhadas à cidadania planetária e ao resgate da sustentabilidade. O lúdico, portanto, é uma estratégia que contribui grandemente para que as aulas de Geografia do EF sejam mais atraentes, prazerosas, nas quais os discentes podem criar e recriar os saberes e desenvolverem-se intelectualmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).