A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UFG – CATALÃO OS ESTUDANTES E SUA JORNADA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (2010/2013)

Autores

  • Ana Paula Borges Vitorino graduada em História pela Universidade Federal de Goias Campus Catalão
  • Jeanne Silva Universidade Federal de Goiás Campus Catalão

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação profissional, História Oral

Resumo

Este artigo pretende analisar a jornada percorrida pelos estudantes de História da universidade federal de Goiás- Campus Catalão, mostrar quem são as pessoas que estão cursando o curso de História. Busca entender como socialmente se constrói ou dissocia-se a relação de estudo e trabalho entre os jovens acadêmicos. Para isso utiliza as histórias de vida de vários universitários, expondo a jornada desses universitários, as barreiras que enfrentam até se formarem, a partir do cotidiano de cada sujeito: seus medos, anseios, dificuldades.  Analisa o perfil do estudante de história e como esses estudantes vão se modificando ao longo do curso, expondo a jornada cotidiana desses estudantes e que, antes de serem universitários, já estão inseridos na sociedade e não vão ser retirados do social para serem formados, pelo contrário, estarão envoltos tanto em seu cotidiano fora da universidade, em atividades como o trabalho, a família; quanto em seu processo de formação acadêmica.

Biografia do Autor

Ana Paula Borges Vitorino, graduada em História pela Universidade Federal de Goias Campus Catalão

Graduada em História pela Universidade Federal de Goias

Jeanne Silva, Universidade Federal de Goiás Campus Catalão

A professora pesquisadora tem Graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui Especialização em Filosofia do Direito, Análise do Discurso e Direito Público. Atualmente é docente efetiva pela UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, lecionando no Departamento do Curso de História e ministrando as disciplinas de Prática do Ensino de História e História,Hermenêutica e Narrativas. Tem experiência na área de História, com ênfase na linha de pesquisa de História Política, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Ensino de história (educação) e pesquisas Interdisciplinares na relação História-Direito e pesquisas na área de Cidadania, Democracia e Questões Agrárias, temáticas contemporâneas que abordam questões de teoria e metodologia da História e questões da relação História e Discurso.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Formação Docente, Teoria e Práticas Educativas