Da naturalização do papel social da mulher à função de professora: Reflexões sobre ideal de formação no I.E.E.P – Estado do Pará DOI10.5216/o.v6i1.9315

Authors

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v6i1.9315

Abstract

Neste texto, é nossa intenção situar, sinteticamente, o ideal de formação trilhado pelo I.E.E.P a análise realizada será por meio de dois símbolos escolares: os hinos O percurso traçado busca analisar o ideal de formação entre 1870 e 1920. Ressaltamos, todavia, que nosso interesse recai sobre o contexto da discussão educacional, cuja evolução, evidentemente, está relacionada aos condicionantes sociais, políticos e econômicos. Constata-se que a despeito do distanciamento histórico, seus vestígios simbólicos, no plano educacional e social, permanecem vivos, em dada medida, na contemporaneidade.

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Author Biography

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará e Titular da Universidade da Amazônia; participante do grupo de pesquisa, “A constituição do sujeito, Cultura e Educação “ do Centro de Educação e da UFPA; Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Formação de professores e Relações Étnico-Raciais na UFPA.

Published

2010-03-27

How to Cite

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Da naturalização do papel social da mulher à função de professora: Reflexões sobre ideal de formação no I.E.E.P – Estado do Pará DOI10.5216/o.v6i1.9315. OPSIS, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 79–95, 2010. DOI: 10.5216/o.v6i1.9315. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/9315. Acesso em: 30 oct. 2025.

Issue

Section

Dossiê Gênero e Cultura